Unreal para arquitetura, Design e Engenharia
Inúmeras transformações acontecem no mercado da construção civil nos últimos anos, uma delas é a implementação dos modelos BIM e, principalmente, a revolução 3D na área. Diversos escritórios e construtoras estão utilizando de modelos 3D tanto para criação e representação de maquetes eletrônicas quanto para a construção em si através de desenhos técnicos oriundos destes mesmos modelos tridimensionais, neste artigo iremos abordar o uso do Unreal para arquitetura, design e engenharia!
Quando surgiram as primeiras ferramentas de visualização e projetos em 3D, estas eram caras e pouco acessíveis para a grande maioria dos consumidores de menor porte, porém, hoje temos uma grande mudança graças às ferramentas como a Unreal Engine 4 que se disponibiliza gratuitamente para escritórios de pequeno porte e quando se torna paga é por um preço mais acessível em comparação a outros software
Portanto, hoje falaremos sobre esta ferramenta muito versátil que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de ArchViz (Visualização e representação Arquitetônica) e também no desenvolvimento de projeto.
![Unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-IMG-1](https://arquivos-spbim.s3.us-west-1.wasabisys.com/2022/09/unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-img-1.webp)
A Unreal Engine foi originalmente lançada em 1998 em um jogo chamado Unreal feito pela Epic Games, que mais tarde se tornaria a desenvolvedora do Twinmotion, ferramenta Archiviz com curva de aprendizado menor.
A UE foi inicialmente utilizada principalmente focada em produção de videogames, portanto, suas primeiras ferramentas não estavam necessariamente focadas no fotorrealismo e sim na otimização de se obter um resultado próximo ao realista que não demandasse muita potência de um computador comum. Entretanto, conforme os anos foram se passando, a UE foi ganhando mais funcionalidades e se diversificando para outros mercados, sendo um deles o mercado da arquitetura e urbanismo, o que trouxe um maior foco em fotorrealismo e maquetes interativas voltadas para área. Por conta de seu início como uma ferramenta de videogames, percebemos que hoje em dia a UE tem recursos que outros softwares não possuem, conseguindo alcançar um resultado realista demandando o menos possível do computador.
![Unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-IMG-2](https://arquivos-spbim.s3.us-west-1.wasabisys.com/2022/09/unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-img-2.webp)
Diante disto, quais são as vantagens de se utilizar a Unreal para arquitetura, design e engenharia em seu workflow?
A economia de tempo por conta da baixa requisição do computador na produção de renders fotorrealistas é uma de suas maiores vantagens, pois dá ao cliente uma visão mais rápida e clara de como o projeto ficará após sua construção. Também é possível criar maquetes interativas que inserem o indivíduo no próprio projeto, tal qual um videogame.
Contudo, tais vantagens também podem se tornar sua principal fraqueza, pois para se manter leve e demandar o menos possível do computador, a UE4 se utiliza de truques que exigem que seu usuário domine bem a ferramenta, solicitando um tempo de aprendizado maior, do contrário há dificuldade em se alcançar um resultado fotorrealista. Porém, superados estes obstáculos, a alta qualidade do resultado e a economia de tempo na produção são vantagens que falam por si só para a utilização do unreal para arquitetura, design e engenharia.
![Unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-IMG-3](https://arquivos-spbim.s3.us-west-1.wasabisys.com/2022/09/arquitetos-engenharia-e-design-img-3.webp)
Outra grande vantagem do Unreal para arquitetura é sua funcionalidade de tours em realidade virtual e suporte de renderização em tempo real. Através de um óculos VR, podemos inserir os clientes em um modo imersivo realista no projeto em desenvolvimento, possibilitando feedbacks e aprovações mais rápidas. Também os projetistas podem observar e corrigir erros ou tomar decisões no que é essencialmente uma maquete 1:1 do projeto antes que este seja realizado na obra. Tudo isto nos dá a possibilidade de termos um design realmente interativo, independente da localização onde se encontram os projetistas, podendo estes fazer alterações em tempo real no projeto em desenvolvimento, tornando-se uma ferramenta útil e essencial em tempos de lockdown por conta de pandemias globais que nos impossibilitam de sair de casa.
![Unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-IMG-4](https://arquivos-spbim.s3.us-west-1.wasabisys.com/2022/09/unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-img-4.webp)
As limitações advindas da estratégia de baixa demanda do computador para renderização pode ser revertida dentro do UE através da configuração do motor gráfico. Lá, podemos configurar a utilização do Raytracing que é uma simulação de como a luz interage com elementos na sua cena, trazendo assim resultados ainda mais realistas, porém exigindo uma maior taxação do sistema, o que demanda do computador uma capacidade muito elevada.
Vale a pena ressaltar que outras ferramentas como V-ray, Corona Render, entre outras, já se utilizam exclusivamente deste método para renderizar imagens sem oferta de alteração de o quanto o software exige do sistema.
Outro benefício na utilização do UE4 é a fácil integração com outros programas, pois é possível importar e trabalhar com arquivos IFC, cenas inteiras modeladas em Revit, SketchUp, Rhino, além de formatos CAD entre vários outros programas. Isso tudo simplesmente utilizando o plugin Datasmith que importa os dados do modelo para o UE4 preservando todas as informações disponíveis no arquivo.
![Unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-IMG-5](https://arquivos-spbim.s3.us-west-1.wasabisys.com/2022/09/unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-img-5-1024x561.webp)
Além de todas estas vantagens versáteis da Unreal Engine, seus usuários recebem acesso a uma multiplicidade de recursos disponibilizados pela Epic Games, um deles sendo Quixel Megascans, um site no qual podemos encontrar assets, modelos e materiais em altíssima qualidade produzidos através de múltiplas fotos de objetos reais e processadas para produção de um modelo 3D de utilização em maquetes eletrônicas fotorrealistas, otimizando assim um processo que consome muito tempo no ramo de Archviz.
![Unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-IMG-6](https://arquivos-spbim.s3.us-west-1.wasabisys.com/2022/09/unreal-para-arquitetos-engenharia-e-design-img-6-1024x491.webp)
CONCLUSÃO:
Vemos então que a Unreal Engine é uma ferramenta extremamente versátil e útil para as diversas fases de projeto na área da construção civil, sendo esta uma ferramenta que, até o presente momento, está muito a frente de seus concorrentes mesmo tendo um preço nulo ou próximo a isso. Sua utilização traz vantagens enormes tanto em desenvolvimento colaborativo quanto em Archiviz com a fácil criação de maquetes eletrônicas realistas. Uma de suas únicas desvantagens é a curva íngreme de aprendizado que demanda o investimento de múltiplas horas de estudo para o domínio na extração da total capacidade da ferramenta.