O tema gestão e planejamento de projetos tem ganhado espaço entre as cadeiras universitárias e nas mesas dos escritórios devido a necessidade de produção, controle e qualidade nos projetos.
Um dos softwares mais abordados é o Microsoft Project, que é um software de gestão e planejamento adquirido pela Microsoft. Sua primeira aparição foi no ano de 1984, no qual sua origem remete a uma receita culinária onde o seu desenvolvedor Ron Bredehoeft utilizava ferramentas para expressar uma receita de café da manhã estilo “eggs Benedict” e em 1985 a Microsoft o adquire e lança sua versão 2.0 ainda baseado no sistema DOS sendo alterado na versão 4.0 mudando posteriormente para Windows.
O MS Project é o software que permite o responsável (Gestor) pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades se relacione e trabalhe alinhado à utilização dos recursos, custos, cronograma e com práticas do PMBOK (Guia mundial de boas práticas em gerenciamento de projetos).
O Project permite que você determine a melhor solução a partir da sua necessidade de negócio.
POR QUE UTILIZAR O MS PROJECT?
AGENDAMENTO: Ferramenta fundamental para o desenvolvimento de um projeto até a sua conclusão. O processo de agendamento é feito a partir da informação inserida no software, podendo ser feito no geral, nas atividades particulares (equipamento, matérias etc) e completa em todas etapas do projeto.
ORÇAMENTO: Inserido a estimativa orçamentaria, os dados são unificados e permite que o orçamento seja controlado com maior precisão e controle.
No Project é possível que os orçamentos sejam criados no nível da tarefa, definição de equipamentos, viagens, mão-de-obra e fornece suporte para relatórios de desvios de custo e o rastreamento de custos reais em relação a estimativas projetadas.
GESTÃO DE QUALIDADE: Alçar todos dados e atributos condizentes ao projeto o que permite um controle de resultado e uma verificação com o andamento do projeto e Obra.
COMO TRABALHAR COM O MS PROJECT NO BIM?
O processo de integração do software de gestão de projeto, no Ms Project com o BIM ocorre em alguns softwares, dentre eles o navisworks. No qual os mesmos são vinculados (através de links) ocorrendo uma conexão de informações entre o modelo importado de uma modelador BIM (REVIT e ARCHICAD) e o Project dentro software do navisworks. Portanto permite a conexão entre o modelo e os dados com maior amplitude e exatidão. Desta maneira há maior domínio na execução do projeto.
REQUISITOS MÍNIMOS DE HARDWARE
Requisitos Mínimos:
8gb memória RAM
DUALCORE-Processador 64bit
HD 120gb
Placa de Vídeo: 1 Gb dedicada
Requisitos Recomendáveis:
16gb memória RAM
QUADCORE-Processador 64Bit
SSD 240gb
Placa de Vídeo: 4Gb dedicada
CONCLUSÃO:
O domínio do software MS PROJECT é fundamental para um gerenciamento de projeto e acompanhamento de obra no universo BIM.
Principal eixo conciliador entre: tempo, orçamento e atividades (mão de obra e materiais).
Nos dá SpBIM acreditamos nesse fluxo de trabalho com o uso dessa ferramenta e a necessidade é fundamental para se obter o BIM 3D, BIM 4D e BIM 5D no universo BIM.