O QUE É O ARCHICAD?
Tudo que você precisar saber sobre o ArchiCAD
O ArchiCAD é um software BIM (Building Information Modeling) desenvolvido pela empresa Húngara Graphisoft sendo inicialmente um software para arquitetura CAD, para o Macintosh e Windows. Com origem desenvolvida para arquitetos, o software proporciona soluções com ferramentas intuitivas voltadas a construção de um edifício virtual (3D) e soluções de engenharia estrutural durante o desenvolvimento do projeto em um ambiente construído virtualmente sendo possível utilizar em todos os tipos de projeto para arquitetura, como: edificação, interiores, iluminação, paisagismo, urbanismo, mobiliário, construção e compatibilização. De maneira única une a construção e o desenvolvimento de um modelo virtual tridimensional (3D) com informações paramétricas dos elementos construtivos, ou seja, é uma simulação virtual da construção (famoso modelo) baseado na construção real (o físico) onde é possível extrair e utilizar de maneiras diversas o modelo desde o planejamento, até o projeto, construção e gerenciamento
ARCHICAD VS CAD
Diferente do CAD (Computer Aided Design) qualquer alteração no Modelo BIM será automaticamente refletida no projeto, de maneira instantânea, os desenhos documentados (2D) plantas, cortes e elevações assim como a lista de quantidades serão atualizados simultaneamente em tempo real.
O QUE O ARCHICAD FAZ?
Ele é uma das possíveis soluções de ferramentas BIM desenvolvido para projetos arquitetônicos, design e planejadores, sem dúvida é um software de complexidade mais simples e com a curva de aprendizado menor comparado a outras ferramentas disponíveis, como o seu principal concorrente o Revit, caso queira maiores informações também contamos tudo sobre o que é Revit em um artigo que criamos, clique aqui para conferir.
Sendo essa uma ferramenta muito interessante onde é possível se fazer “quase tudo” relacionado a arquitetura quando o assunto é Edificações, o mais interessante é que pode ser utilizado em qualquer “escala” de projeto, desde metrô, estádios de futebol, urbanismo, hospital e prédios de alta complexidade a residência, reforma, marcenaria e interiores.
COMO FUNCIONA O ARCHICAD?
Este software é considerado a primeira implementação do BIM. ArchiCAD® é reconhecido como o primeiro software de CAD capaz de criar geometrias 2D e 3D, também considerado o primeiro produto BIM comercial, o que foi “inovador” por ser capaz de armazenar grandes informações dentro de um modelo tridimensional. Cada arquiteto ou engenheiro poderá trabalhar em seus arquivos e referencia-los em um único arquivo no qual no BIM chamamos de Modelo Federado (modelo unificado) com a utilização do BIM Server (Servidor BIM) no qual é possível gerenciar os modelos e criar permissões de usuários para acessar os projetos e ferramentas. Vistas como plantas, cortes, elevações, ampliações, detalhes, 3D, mapas e legendas são todos conectados, caso algum usuário faça qualquer alteração ou edição, basta enviar as alterações ao servidor BIM para que os demais colaboradores visualizem automaticamente as alterações em qualquer vista correspondente ao modelo, ou seja, não tem como omitir informação.
EDIFÍCIO VIRTUAL NO ARCHICAD
O edifício virtual é desenvolvido com utilização das principais ferramentas: parede, laje, portas, janelas, parede cortina, pilares, escadas, guarda corpo, malha (terreno), telhados e qualquer objetos 3D os famosos objetos paramétricos (objeto gdl). Os usuários podem criar seus próprios objetos 2D e 3D (objeto gdl) para modelagem e elaboração de projetos ou importá-los e exporta-los de uma outra plataforma CAD ou BIM.
EM QUAL EXTENSÃO O ARCHICAD SALVA?
A extensão com a qual o ArchiCAD salva é .PLN e os objetos estão no formato .GSM ou .GDL. A dificuldade em se criar objetos paramétricos no ArchiCAD é superior comparado a outras plataformas disponíveis pois deverá se ter o conhecimento mínimo em programação baseado em texto para criar os objetos paramétricos, por outro lado, a Graphisoft desenvolveu um vasto acervo em sua biblioteca para atender os usuários, caso o usuário tenha a necessidade poderá modelar rapidamente e com grande facilidade criar os objetos com o uso da ferramenta de livre edição/criação chamada MORPH semelhante a muitos softwares de modelagem livre como o SketchUp.
Clique para conferir – O que é o Sketchup?
COMO FUNCIONA O MODELO VIRTUAL NO ARCHICAD?
Todo elemento inserido no modelo virtual poderá extrair informações de quantidades precisas como dados de materiais e acabamentos, área, volume, perímetro ou o código do produto e o nome do fabricante por exemplo, as possibilidades são diversas. Um item muito importante por exemplo é o fato de o material utilizado conter as informações não geométricas associadas ao gráfico (2D) como cor, preenchimento da superfície e representação em corte das hachuras dos materiais.
RENDERIZAÇÃO NO ARCHICAD
A parte de renderização conta com o poderoso motor de render Cinerender (Cinema 4D) no qual o usuário poderá fazer diversas imagens muito realísticas sem a necessidade de plug-ins (Apps). Caso o usuário queira se aventurar o ArchiCAD permite o uso de plug-ins como Octane Render, Lumion, Artlantis entre outros.
ARTIGOS RELACIONADOS:
– Os 7 softwares de RENDER mais utilizados no mundo
– 10 add-ins (plugins) para o Archicad
INTEGRAÇÃO COM OUTROS SOFTWARES
A integração do Archicad com os demais softwares é um dos seus diferenciais, podemos afirmar que funciona muito bem. A interoperabilidade com demais softwares BIM, deverá ser através do formato .IFC
QUAIS PROFISSIONAIS PODEM UTILIZAR O ARCHICAD?
O Archicad é um software desenvolvido exclusivamente para Arquitetura, porém com ferramentas para Engenharia Estrutural (Concreto e Metálica) com o uso dos materiais devidos e classificados. Existe um módulo com possibilidade para modelagem de Engenharia de Sistemas MEP (Mecânico, Elétrico e Hidráulico) sendo através de um plugin (Aplicativo)
QUAIS AS VANTAGENS DO ARCHICAD?
- BIMx, Possibilidade de visualizar o modelo Virtual com a informação via celular e computador e as pranchas associadas.
- Template Brasileiro, desenvolvido localmente com as necessidades da região e nas normas da ABNT.
- OpenBim e Interoperabilidade (conversa muito bem com outros softwares como SketchUp, Revit, AutoCAD, Tekla entre outros);
- Ganho de velocidade e diminuição de tempo em tarefas desnecessárias;
- Documentação integrada (sem omissões e os desenhos são atualizados constantemente);
- Gestão de documentos e organização muito eficiente e orientada para projetos;
- Lista de quantidades (mapas) e com link no Excel;
- Modelagem em sua grande maioria desenvolvida em perspectiva (3D);
- Controle de projeto (devido a facilidade de rastreio das informações);
- União entre os colaboradores (projetistas trabalham no mesmo modelo simultaneamente)
- Qualidade projetual e construtiva;
- Segurança (como no controle, porém com possibilidade de gestão dos colaboradores e dos elementos construtivos);
- Eficiência;
- Renderização e vistas customizadas com o uso da informação;
- Gestão de pessoas e padronização de documentos;
- Intuitivo e com padrões fáceis de se aplicar;
- O ArchiCAD possui representantes locais o que ajuda os usuários a tirar dúvidas e ter a garantia de que funcionara a implantação;
- Biblioteca para todos os tipos de projetos: arquitetura, interiores, iluminação e paisagismo (Caso tenha necessidade, o usuário poderá baixar de outras plataformas como o SketchUp);
ARTIGOS RELACIONADOS:
QUAIS SÃO AS VERSÕES DO DISPONÍVEIS?
Primeiramente vale ressaltar que o ArchiCAD é um dos poucos softwares que funciona em ambas as plataformas Windows e Mac OS X. Confira as versões do disponíveis:
- ArchiCAD (Full)
- ArchiCAD Solo
- ArchiCAD (Trial) 30 dias para teste
REQUISITOS PARA INSTALAR O ARCHICAD
Requisitos mínimos para o Archicad 2021
- Processador: 64-bit Intel ou AMD processador multi-core
- Disco: 5+ GB espaço disponível
- Placa de vídeo: OpenGL 4.0 placa de vídeo compatível
- Resolução: 1140×900
- Sistema Operacional: Windows 10 64-bit MacOS 10.14
- Chave de Proteção: Archicad 24 CodeMeter Hardware Key ou Codemeter Act Software Protection Key para rodar o Archicad 24
Requisitos básicos para o Archicad 2021
- Processador: Intel Core i5 ou AMD Ryzen 5
- RAM: 8+ GBRAM
- Disco: SSD
- Placa de vídeo: 2+ GB VRAM OpenGL OU 4.0 placa de vídeo compatível
- Resolução: FHD+ (1920X1080)
- Sistema Operacional: Windows 10 64-bit MacOS 10.14
- Chave de Proteção: Archicad 24 CodeMeter Hardware Key ou Codemeter Act Software Protection Key para rodar o Archicad 24
QUANTO CUSTA AS LICENÇAS?
O ArchiCAD Solo é uma versão mais econômica e indicado para profissionais de arquitetura que trabalham sozinhos, por outro lado a versão ArchiCAD (Full) inclui todas as ferramentas e com possibilidade de trabalhar com muitos usuários em um único arquivo com o BIM Server, o compartilhamento de trabalho, renderização e o uso de referência externa. A versão educacional é gratuita e a licença durara até 1 ano, quando necessário o usuário deverá solicitar uma atualização no cadastro e na licença para que atualize a versão do programa.
- Licença Full: Como o ArchiCAD possui licenças alugadas e perpétuas os interessados deverão entrar em contato com a Graphisoft Brasil, clique aqui para entrar em contato!
- Licença Solo:
- Caso queira saber melhor a diferença entre as versões clique aqui;
Acesse a versão educacional clicando aqui;
TREINAMENTO ESPECIALIZADO
Como o ArchiCAD é um softwares dedicado para Arquitetos, Designers e requisitado pelas empresas de projetos e construtoras, um treinamento exclusivo com foco em projetos é o essencial para quem quer aproveitar ao máximo o que o software tem a oferecer, escritórios especializados ou com experiência em projetos serão essenciais para fornecer este treinamento (CURSOS BIM) com qualidade e fara com que os futuros usuários economizem “tempo” e “esforço” desnecessários. Empresas com cursos certificados e acompanhamentos inicialmente (Consultoria BIM) fara a diferença aos escritórios e aos alunos que procuram implantar inicialmente o ArchiCAD em seus nos escritórios ou empresas. Procure profissionais especialistas na área e atuantes no mercado, é uma ótima oportunidade e se tornara um grande diferencial para quem procura fazer projetos de qualidade, não perca tempo e dinheiro.
CONCLUSÃO
O ArchiCAD é um software dedicado no desenvolvimento de projetos de arquitetura com possibilidade de integração entre plataformas BIM. Nós da SpBIM acreditamos que o ArchiCAD é um software completo onde é possível utilizá-lo durante as etapas como estudos de viabilidade até mesmo ao executivo, apoiamos o uso desta ferramenta e acreditamos no real potencial.