O Building Information Modeling (BIM), é metodologia da criação de modelos de informação no qual contempla todo o ciclo de vida de uma edificação.
O BIM é responsável por partilhar todas as informações referente ao empreendimento com dados (informações) associados ao seu Nível de Desenvolvimento / Detalhe (LOD) desde uma simples planta até informações de funcionamento com todo este conjunto de dados agrupado em “Dimensões” no qual cada dimensão demonizara um grau nível de informação pertinente a um empreendimento.
O BIM não é mais um futuro distante, mas uma realidade que em 2021 tornara mais efetivo e presente no cotidiano dos escritórios, empresas e profissionais da construção civil com o incentivo público chamado (Decreto BIM), onde obrigatoriamente as obras publicas serão exigidas os projetos serem desenvolvidos no BIM.
O BIM 7D contemplara todo o processo relacionado ao gerenciamento de instalações onde será agrupado em um único local no modelo com informações da construção. Sendo este o responsável pela gestão das instalações e análises do ciclo da vida do projeto.
PADRÃO COBIe
O padrão responsável COBIe (Construction Operation-Building Information Exchange, em português Construção de Operações – Construção de troca de informações). O COBIe é responsável pela gestão das instalações onde contém um conjunto de informações, que permeiam a gestão das instalações. O padrão COBIe é homologado pela BuildingSMART está empenhado em proporcionar melhorias através da criação e adoção de padrões e soluções para infraestrutura e edifícios.
GERÊNCIA DE DADOS
A gerencia de dados ocorre por um processo de importação dos dados de um software BIM e o gerenciamento dos dados como ativos, este processo ainda está em processo de aprovação (aceitação) no qual o mesmo se encaixa de forma solida com a norma de desempenho 15575, a norma alinha a expectativa de vida da edificação e as preocupações com a expectativa de vida útil, o desempenho, a eficiência, a sustentabilidade e a manutenção dessas edificações. Tendo esse conceito a seguinte sigla como CCV (Custo do Ciclo de Vida).
Um dos principais benefícios do uso dessa dimensão: consiste na substituição simplificada e simples de peças e reparos a qualquer momento durante toda a vida útil de um edifício; processo de manutenção simplificado para empreiteiros e subcontratados, tendo conexão com Digital Twin (Gêmeo Digital).
CONCLUSÃO
Nós da SpBIM compreendemos a necessidade a aplicação do BIM 7D na gestão e manutenção de edifícios de qualquer empreendimento uma vez que, a metodologia BIM tem aprimorado todo processo de uma edificação.
Portanto acreditamos que após a consolidação das demais dimensoes o BIM 7D passará a ser uma realidade nos escritórios e construtoras.