Uma das maiores diferenças entre as plataformas CAD e a BIM é exatamente a possibilidade de detalhamento dos objetos paramétricos devido a possibilidade de informações atrelados entre o 2D e o 3D.
Porém esse nível de detalhamento requer outro dimensionamento de hardware e infraestrutura local.
Portanto, o projetista necessita estabelecer um limite de detalhamento que atenda suas demandas de controle, execução e operação.
Como no Brasil o BIM é a atualidade dentro do mercado da AEC, iremos aprofundar um pouco esse assunto mais adiante, a sigla em inglês LOD (Level of Development/Detail ) em português ND (Nível de Desenvolvimento) é uma variável que quantifica o nível em que os elementos do projeto serão desenvolvidos.
Portanto, é uma variável que precisa ser definida já no início do projeto, junto com o cliente (Atendendo as necessidades especificas e não generalistas), entendendo quais são as demandas e como que o detalhamento deverá ser conduzido para a execução da obra do projeto em específico.
Nível de Desenvolvimento (ND)
O Nível de desenvolvimento (LOD ou ND) é um conceito com diferentes definições. O principal é que o nível de desenvolvimento que define o conteúdo e confiabilidade dos elementos BIM durante as fases do projeto. Compreende-se o conteúdo com todas informações geométricas, dados estruturados e a documentação vinculada ao processo do desenvolvimento do projeto de forma integrada.
As especificações do ND (LOD) acontecem em diferentes fases do ciclo de vida BIM e as atendem as necessidades especificas em todas as etapas.
ORIGEM DA SIGLA LOD
Provavelmente, a maneira mais comum em que a indústria tem usado o termo Nível de Desenvolvimento é definido como “LOD+ Números”, como LOD 100, LOD 200 ou LOD 300.
O sistema foi concebido de maneira genérica e foi padronizado pelo Amerian Institute of Architects (AIA) como ND – Nível de Desenvolvimento, atribuindo assim a importância de que não são apenas questões geométricas, mas a associação das características que envolvem um componente BIM.
O BIM Fórum (atualmente BuildingSmart) tomou a padronização do AIA como base e desenvolveu uma classificação ainda mais profunda, e que foi incorporada à padronização BIM Norte Americana. Desta maneira, é importante, nos contratos, definir qual o tipo de detalhamento que são desenvolvidos durante o ciclo de vida do empreendimento.
A base conceitual para o sistema LOD XXX são os “números” que descrevem diferentes “níveis de desenvolvimento” assumindo que os elementos do modelo passam por esses níveis e, portanto, aumentam os números à medida que a geometria e os dados se tornam mais específicos, atrelados a fase do empreendimento + necessidade pontual da informação especifica.
No Brasil desenvolveu-se a especificação ND como referência nacional do estado de Santa Catarina (SC-Caderno BIM), que tem como referência o BIM Fórum (que seguiu o AIA), sendo assim o único que vincula o LOD às etapas do projeto (EV – Estudo de Viabilidade, EP- Estudo Preliminar, AP – Anteprojeto, PL – Projeto Legal, PB – Projeto Básico, PE – Executivo, As Built). Outras interferências são o manual BIM, o caderno ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e os manuais do CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).
NÍVEIS DE LOD OU ND
A estrutura do SC-Caderno BIM consiste em Níveis de desenvolvimento (ND), conhecidos como LOD. Podem variar do ND-0 ao ND-400, que corresponde ao projeto concluído e detalhado para a geração da documentação à construção, e por último o ND-500, que corresponde ao como construído (As Built).
- ND-0(LOD) – Concepção do Produto. Neste momento é estabelecido o programa de necessidades e verifica-se a viabilidade do negócio. Nesta fase é feito apenas um croqui desenvolvido a fim de contribuir com a análise de viabilidade.
- ND(LOD)-100 – Definição do produto – Estudo Preliminar (EP). Inclui elementos do projeto, como estudos de massa (3D), que podem ser representados graficamente como um símbolo ou representação genérica.
- ND(LOD)-200 – Definição do produto – Anteprojeto (AP). Etapa ao qual os elementos conceituais são transformados em elementos genéricos onde está presente suas dimensões básicas nos eixos X, Y e Z.
- ND(LOD)-300 – Definição do produto – Projeto Legal (PL). Nesta etapa o projeto apresenta dimensões, formas, quantidade e localização. Atendendo a legislação e o código de obras.
- ND(LOD)-350 – solução entre interfaces – Projeto Básico (PB). Os elementos são desenvolvidos e aprimorados, tendo como objetivo a construção e a especificação das interfaces entre as especialidades. Nesta etapa todos os ambientes, articulações e demais componentes são claramente consolidados. Sendo estabelecido as definições para que haja o intercâmbio de informações no projeto entre todos envolvidos. Posteriormente há uma negociação de soluções das interferências compatibilização entre projetistas, sendo o projeto resultante ter todas as suas interfaces resolvidas.
Permite a avaliação de custos, métodos construtivos e prazo de execução. - ND(LOD)-400 – Projeto Executivo (PE). Nesta etapa os elementos são detalhados com objetivo de gerar um conjunto de informações afim de gerar uma perfeita caracterização para obras/serviços a serem executados, assim como avaliação dos custos, dos métodos construtivos e o tempo de execução. A todos elementos da construção são incorporados os detalhes necessários para construção.
O resultado é um conjunto de informações técnicas claras e objetivas sobre todos os elementos, sistemas e componentes. - ND(LOD)-500 – Pós-obra – Obra concluída. Neste momento encerras a fase de projeto, gestão de obra e encerramento da gestão de fase de projeto. Conseguinte tendo a geração do projeto “As Built” e manuais.
Relação da Etapa de Projeto com o LOD(ND)
CONCLUSÃO:
Nos dá SpBim compreendemos e incentivamos a utilização do conceito LOD (ND) no BIM, uma vez que a mesma busca otimizar todo o processo e integra de forma concreta todas as etapas afins do desenvolvimento de informações claras e objetivas para desenvolvimento de maneira a atender as necessidades do cliente tornando adaptável a cada empreendimento e contemplando em todas as fases no projeto.