NVIDIA Omniverse e Realidade Aumentada: Como Integrar ao Fluxo de Trabalho de Arquitetura e Engenharia
Na contemporaneidade, é evidente a necessidade de conectar talentos globalmente, visto que os projetos estão se tornando cada vez mais colaborativos e globais entre empresas e profissionais, dito isso, a NVIDIA trouxe para o mercado essa interoperabilidade, integrando-a ao conceito BIM, sendo assim a aproximação entre o NVIDIA Omniverse e a Realidade Aumentada pode ser bastante interessante para criar experiências imersivas e interativas, combinando ambientes virtuais com o mundo real. Cabe ressaltar que o Omniverse da NVIDIA foi eleito pela revista Time, uma das melhores invenções em 2021.
Introdução ao NVIDIA Omniverse e Realidade Aumentada
O NVIDIA Omniverse é uma plataforma de simulação e colaboração em tempo real para criar e desenvolver ambientes 3D interativos e mundos virtuais. Foi projetada para facilitar o trabalho conjunto entre profissionais de diferentes áreas, como designers, engenheiros e artistas, permitindo que eles trabalhem juntos em um ambiente digital compartilhado, independentemente de sua localização física. O Omniverse suporta integração com várias ferramentas amplamente utilizadas, como Autodesk Maya, Blender, Unreal Engine e outros.
A plataforma combina várias tecnologias avançadas da NVIDIA, como ray tracing, inteligência artificial (IA) e simulação física para permitir uma experiência imersiva e realista na criação de mundos digitais. Com ela, é possível criar desde cenas e animações 3D até simulações complexas e ambientes de realidade virtual (RV).

Neste contexto, a Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que combina elementos virtuais com o mundo real, criando uma experiência interativa onde objetos digitais são sobrepostos ao ambiente físico. Ao contrário da Realidade Virtual, que cria um ambiente completamente digital, a RA integra informações digitais (como imagens, vídeos, sons, entre outros) ao que vemos no nosso dia a dia.
A tecnologia de RA usa dispositivos como smartphones, tablets, óculos especiais ou câmeras para capturar o mundo real e, em seguida, adicionar elementos virtuais em tempo real, que podem ser vistos e interagidos com, dependendo da aplicação. Seu uso é frequente em jogos, na área do comércio, no que se refere aos aplicativos que permitem que você visualize móveis ou roupas em sua casa ou no seu corpo antes de comprar, ademais na educação, materiais de aprendizagem se tornam interativos, como livros que ganham animações e vídeos quando visualizados com um dispositivo de RA.

Limitações nos fluxos de trabalho tradicionais de arquitetura e engenharia.
Os fluxos de trabalho tradicionais de arquitetura e engenharia enfrentam várias limitações que podem dificultar a eficiência e inovação em projetos. Essas limitações incluem ferramentas tradicionais que nem sempre permitem análises avançadas ou simulações em tempo real do desempenho da modelagem, bem como eficiência energética, acústica ou impacto ambiental.
Diante dos fatos mencionados, o uso de modelos 2D e desenhos técnicos pode dificultar a visualização completa e interativa do projeto, o que pode gerar mal-entendidos sobre como os trabalhos serão executados, gerando baixa imersão para o cliente, dificultando a comunicação na transmissão de ideias de maneira clara, especialmente para aqueles que não têm conhecimento técnico para interpretar desenhos tradicionais, aumentando os riscos de erros e a quebra de expectativas.
Os erros, quando ocorridos, podem ser difíceis de detectar devido à precariedade de visualização e compreensão, prolongando processos com a necessidade de revisão constante de documentos, aumentando significativamente os custos operacionais.
Não há como negar a dificuldade em integrar práticas sustentáveis nos projetos, visto que exigem uma abordagem integrada que combine dados sobre clima, materiais e eficiência energética, ao mesmo tempo, as ferramentas de trabalho habituais não estão equipadas para facilitar essa necessidade tão importante.

NVIDIA Omniverse e Realidade Aumentada na arquitetura e engenharia
O Papel do Omniverse na Arquitetura e Engenharia está presente nas simulações e visualização realista de projetos de construção e design, colaborando de forma objetiva no projeto onde vários profissionais podem trabalhar simultaneamente, visando a integração com ferramentas de modelagem como AutoCAD, Revit e outros sistemas BIM.
No que se refere à RA, a mesma pode ilustrar projetos com uma velocidade extremamente impressionante, visualizando modelos em 3D diretamente no local da construção ou em ambientes reais, melhorando a comunicação e compreensão entre engenheiros, arquitetos e outros membros que fazem parte do trabalho, analisando impactos e performances da funcionalidade de elementos e integração de projetos no mundo real, identificando potenciais problemas antes de iniciar a construção.

Conclusão
A integração entre o NVIDIA Omniverse e a Realidade Aumentada representa um marco significativo para a evolução dos fluxos de trabalho na arquitetura e engenharia. Ao combinar o poder da colaboração em tempo real, simulações realistas e visualizações imersivas, essas tecnologias não apenas superam as limitações tradicionais, mas também abrem novas possibilidades para a inovação nos projetos.
Essa sinergia promove uma comunicação mais clara entre equipes multidisciplinares, aumenta a precisão na tomada de decisões e reduz erros, otimizando custos e prazos. Além disso, ao permitir que modelos digitais sejam visualizados e analisados em ambientes concretos, proporciona uma experiência interativa que eleva o trabalho e o entendimento do projeto por todas as partes envolvidas, incluindo clientes e stakeholders.