O BIM tem direcionado com maestria o futuro da indústria da construção e tem modificado a maneira e o fluxo de trabalho (Workflow). Com essa diversidade de ferramentas disponíveis surgem softwares inovadores a cada dia e devido a demanda ser tão alta existe a necessidade da comunicação de ferramentas para gerenciamento dos modelos gerados. Com essa demanda surge o dRofus.
O dRofus é um add-in que tem como finalidade o planejamento, gerenciamento de dados e colaboração BIM fornecendo acesso a todos os interessados e um grandes suportes ao fluxo de trabalho à informação de construção em todo ciclo de vida do edifício. Os demais softwares de gerenciamento e planejamento que estão no mercado o dRofus não foi desenvolvido para os colaboradores e sim para os proprietários de edifícios públicos.
QUAL A DIFERENÇA DO DROFUS E OS DEMAIS SOFTWARES DE COLABORAÇÃO?
O dRofus tem como perspectivas adjacentes que os demais softwares não comportam. Essas diferenças são:
- Captura de requisitos do cliente (EIR).
- A validação de soluções de design (BIM) em relação aos requisitos dos clientes.
- O gerenciamento dos padrões públicos.
- Planejamento de equipamentos são os principais de recurso do software.
- Integração com o Revit, ArchiCAD e IFC, sendo bidirecional.
O outro ponto fundamental é sua capacidade de capturar modelos de cada disciplina, juntamente com os dados de planejamento, os dados não geométricos e documentos capaz de juntar em um banco de dados. Pode ser acessível pelo desktop e via Web.
POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO
O DRofus permite estruturar as salas (ambientes) no projeto de maneira clara e objetiva. O dRofus permite que todas as partes envolvidas acessem visões gerais da sala e da área.Tendo sido aplicado no Hospital universitário Público Sunshine Coast para num total de 450 leitos, devido ser um projeto de alta complexidade alguns critérios foram levantados para escolher software de gerenciamento, tais como:
- Capacidade de alinhar os resultados de informados e projetados.
- Mudança na capacidade de rastreamento.
- Possibilidade de atribuir direitos a usuários de forma diferentes.
- Acessibilidade remota.
- Interface intuitiva.
- Fácil integração com o modelo BIM.
- Relatórios com fácil utilização e fácil manipulação.
- Economia de tempo porte da coordenação.
Após esse levamento de necessidades verificou-se que o único software de gerenciamento com tal aplicabilidade era dRofus. E após essa escolha uma grande facilidade na hora de comparar o projetado e com o que foi alcançado.