Os 5 principais livros de BIM que todo estudante, arquiteto, e engenheiro precisa conhecer
A indústria da construção civil passado por uma revolução industrial e enfim ingressando na indústria 4.0 onde a de arquitetura é expandida do currículo padrão e ingressa no campo da tecnologia da informação e desta maneira temos portanto um eixo principal da revolução na indústria da construção civil: o BIM. E como adentra neste universo que já é realidade em inúmeros países e que agora é obrigatório no Brasil por meio do Decreto Federal, O decreto BIM (Decreto de implementação BIM; DECRETO BIM nº10.306 de 2020). Neste artigo iremos mostrar os 5 principais livros de bim para arquitetos, engenheiros e estudantes da área!
Nós da SpBIM fizemos uma curadoria e separamos 5 livros principais de BIM que todo profissional da construção deveria tomar conhecimento.
1º CADERNO TÉCNICO ASBEA-RS: VOLUME DOIS-MIGRAÇÃO BIM
O caderno BIM contempla um conjunto de análises dos principais softwares de projeto do mercado (Revit, Archicad e Vectorworks) e aborda o processo de migração, apresentando estudos de casos de escritórios de arquitetura e os resultados dos softwares segundo o fluxo de trabalho (workflow) adotado e a resposta de cada softwares a um conjunto de projetos executados.
Portanto o caderno Asbea é uma excelente referência para quem está ingressando no universo do BIM. Todo conteúdo apresentado é delineado de forma didática e de fácil absorção. Nós indicamos para usuários sem conhecimentos no BIM e usuários intermediários ou que estejam em fase de migração ou implantação BIM.
Para fazer a aquisição do livro deverá entrar em contato com o ASBEA RS no telefone (51) 3025-2236 ou [email protected].
2º GUIA ASBEA – FASCÍCULO 1 – BOA PRATICAS EM BIM
O fascículo 1 diferente do Volume dois, não apresenta uma visão global (geral) ou comparação entre plataformas, mas um detalhamento de como deve ocorrer um Fluxo de trabalho (Workflow), onde demonstra como funciona a estrutura operacional no universo BIM nos seguintes âmbitos:
- IMPLEMENTAÇÃO
- DEFINIÇÃO DE USOS DO BIM
- EQUIPE: PAPEIS E MATRIZ DE INFORMAÇÃO
- RESTRUTURAÇÃO DO PARQUE INFORMÁTICO
- TREINAMENTO DA EQUIPE
- SUPORTE
- FLUXO DE TRABALHO BIM
- DEFINIÇÕES DE PADRÕES INTERNOS DO ESCRITÓRIO.
Para fazer o download deixamos o material disponibilizado gratuitamente pelo próprio ASBEA no seguinte link: https://spbim.com.br/manuais-bim/
3º GUIA ASBEA – FASCÍCULO 2 – BOA PRATICAS EM BIM
O fascículo 2 é a continuação do 1º, direcionado para o processo de execução de todo o processo mencionado no primeiro fascículo, como deve ser executado e desta maneira indo de forma mais detalhada na aplicação do BIM.
- OBJETIVOS DO USO DO BIM
- LEVANTAMENTO DOS REQUISITOS DO PROJETO
- DEFINIÇÃO DAS EQUIPES
- PROCEDIMENTO DE COLABORAÇÃO
- MAPEAMENTO DO PROCESSO E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
- CONTROLE DE QUALIDADE DOS MODELOS: ANÁLISE DURANTE O FLUXO
Para fazer o download deixamos o material disponibilizado gratuitamente pelo próprio ASBEA no seguinte link: https://spbim.com.br/manuais-bim/
4º MANUAL DE BIM: BÍBLIA DO BIM
Considerado por muitos como a bíblia do BIM, o manual do BIM é um livro que traz o contexto comercial e tecnológico para o BIM. Apresentando os benefícios as dificuldades inerentes a prática do setor da construção civil.
Trata da interoperabilidade, comunicação, infraestrutura, rede, padrões normativos, necessidades comerciais e padrões de BIM em detalhes.
Trazendo referencias de modelagem paramétricas e interoperabilidade em diversas escalas e como o mundo tem utilizado o BIM.
5º CADERNO BIM GOVERNO DE SANTA CATARINA
O caderno BIM de Santa Catarina tem como tema apresentação técnica nacional dos modelos elaborados no BIM, desta maneira estabelecendo um padrão técnico no qual o cada modelo deverá apresentar e como deve ser gerado cada documentação de cada modelo e, portanto, o caderno entra na lista como referência de apresentação. A parte mais interessante é ser um caderno publico de referência utilizado em todo o Brasil. Possivelmente licitações e contratações publicas utilizarão como referência.
CONCLUSÃO:
Nos dá SpBIM indicamos os estudos de cada um dos livros mencionados no artigo e entendemos que este conhecimento teórico é fundamental para qualquer desenvolvimento no BIM e na implantação/implementação do BIM.
Portanto apoiamos e acreditamos na bibliografia indicada.