10 MOTIVOS PARA USAR O BIM
O que é o BIM e razões para usá-lo
10 motivos para usar o BIM? SIM! O Building Information Modeling (BIM), que em tradução significa: Modelagem com Informação construtivas. Tem assumido a liderança no setor, as principais empresas envolvidas no ciclo do setor civil, desde escritórios de projetos e construtoras, já optam pela tecnologia e o processo BIM sendo uma excelente oportunidade de diferenciação no mercado, que resulta em assertividade em prazos, cronogramas, redução de custos e desperdícios de materiais, além de agregar qualidade a mão de obra, no produto e para o usuário final, todos esses pontos se tornam grandes motivos para você começar a usar o BIM.
Essa visão da construção civil tem impulsionado no meio acadêmico, com ensino dessa tecnologia, que vêm sendo inserido a nível de graduação e especialização (por meio de softwares como Revit e Archicad). Também são frequentes as publicações de normas e cadernos técnicos com intuito de padronizar, regularizar e difundir os conceitos referentes ao novo conceito.
Todavia essa tecnologia que está em inserção no Brasil, porem já é utilizada e conhecida em diversos países que são destaque na referência na macroeconômico internacional. As quais adotaram o processo BIM, implantando e exigindo seu uso nos projetos de obras públicas, com diferentes níveis de maturidade e aplicação. Existem varios benefícios ao adotar o processo BIM em projetos, segue então os 10 motivos para usar o BIM:
1. OPEN BIM (INTEGRAÇÃO) ENTRE PROJETISTA:
Permite a participação dos membros do projeto, independente dos softwares que utilizam, otimizando a comunicação e gestão no projeto e construção.
2. PODER DO “I” NO USO DO BIM:
Indústrias e órgãos governamentais recebem os projetos comercialmente, com uma melhor capacidade de avaliação entre os serviços e selecionando com maior qualidade dados a serem utilizados. Maior transparência com o cliente e a sociedade.
3. CONTROLE E GESTÃO EM TODO O CICLO DE VIDA DO PROJETO:
Evita multiplicar a entrada dos mesmos dados e diminui os erros. Evitando a omissão e erro humano.
4. VISTAS COM INTELIGÊNCIAS ASSOCIADAS:
Os desenhos são vinculados a informações aos quais são gerados cálculos automaticamente.
5. DOCUMENTOS (DESENHOS) + INTELIGÊNCIA DE DADOS
Com as informações técnicas agregada aos elementos de desenho, é possível obter rotinas de cálculo automatizadas ou seja os dados dos elementos associados como: largura, altura, fabricante e custo apresentados em planilhas.
6. DESENHOS ATUALIZADOS EM TEMPO REAL:
Planta, Corte e Elevação são um problema para você? O BIM tornou esse processo automático passiveis a mudanças diárias de acordo com a necessidade do cliente e desenvolvimento de um projeto mais integrado.
7. TABELAS E QUANTITATIVOS AUTOMÁTICOS
Custos com maior precisão e rastreamento, com elementos que possuem dados capazes de conceber composições de itens e insumos o que reduz o trabalho manual “braçal” e o impresso.
8. ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO COM O BIM:
O BIM pode ser usado para analisar as propriedades de uma determinada área como em estudos de viabilidade técnica e financeiro como: impactos geográficos e sociais da infraestrutura para determinar qual será a melhor localização para um futuro projeto.
9. OBJETIVOS DE PRECISÃO COM MAIOR ASSERTIVIDADE:
O BIM permite uma representação gráfica com a possibilidade de um melhor orçamento quantitativo para compras o que o torna mais assertivo, os dados são consultados em tempo real “real time”, é possível integrar orçamento e compras.
10. CRONOGRAMA:
Maior assertividade no gerenciamento, além de possibilidades em simular e avaliar itens para a sustentabilidade e unificar em um possível pós uso para o usuário final como manutenção e operação do edifício.
CONCLUSÃO:
O BIM é extremamente importante para todos os envolvidos no mercado da construção civil, desde construtoras, investidores, incorporadores, projetistas, executores até o consumidor final.
Áreas como planejamento, orçamento, gerenciamento de obras, sustentabilidade, manutenção também são beneficiadas em todo o processo BIM, nós da SpBIM recomendamos e apoiamos o BIM como prática diária.