A seguir, saiba sobre o PMI e o BIM
O PMI (Project Management Institute) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1969 por 5 voluntários com o objetivo de estabelecer padrões na área de gestão de projetos, cuja contribuição é voltada para a qualidade direcionado ao público em geral, hoje em dia os certificados emitidos pela PMI são reconhecidos universalmente pelo seu atestado a qualidade e é um pré-requisito na grande maioria das empresas para a contratação de profissionais na área de Direção de Projetos e Gerenciamento de Projetos. O objetivo do PMI era proporcionar um meio onde os gerentes de projeto possam reunir, compartilhar informações e discutirem problemas em comum. Para melhor organização, o PMI é separado de acordo com capítulos, que seguem uma categorização segundo regiões geográficas.
“Cada membro do PMI é vinculado a um capítulo e, juntamente dos demais profissionais da mesma região, faz trabalhos voluntários para levar as melhores práticas do gerenciamento de projetos ao conhecimento dos outros profissionais. A ideia dessa integração é promover melhorias contínuas no setor e a valorização do papel dos profissionais que nele atuam.
Atualmente, pode-se dizer que a mais expressiva contribuição do PMI é o estabelecimento de melhores práticas de gerenciamento de projetos. Essas ações são seguidas no mundo todo e estão compiladas em uma obra única, o PMBOK”.
A relação entre a PMI e o BIM se dá por conta do BIM 4D (planejamento) onde temos a dimensão de tempo adicionada ao modelo BIM sendo possível visualizarmos os estágios da obra e as possíveis colisões ou interferências (clash detection/compatibilização no bim) nesse processo é possível ter uma enorme vantagem para o gerenciamento de projetos pois o profissional tem mais informações para trabalhar e se planejar além disso com essas informações o profissional como o BIM Manager pode simular o processo da obra com uma riqueza de detalhes enorme assim prevendo, e consequentemente evitando ou se planejando para, possíveis interferência e podendo agir com ações preditivas e preventivas.
Profissionais com formações em arquitetura e engenharia são essenciais no processo ter uma certificação do PMI, onde tornará um profissional com enorme vantagem no mercado e na qualidade de seu trabalho quando adotam o modelo BIM com planejamento e orçamento, seja para projetos ou para execução de obras. A certificação mais comum é a Project Management Professional (PMP), ou Profissional de Gerenciamento de Projetos. Existem mais de 370 mil profissionais no mundo todo que contam com essa certificação.
O PMI autoriza algumas instituições a aplicarem o teste para PMP e muitas escolas/ensino de administração oferecem cursos preparatórios para esse certificado. Além da certificação PMP, existem outras 7 sendo:
- Técnico certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM);
- Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI (PMI-RMP);
- Profissional certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP).
- Profissional de Gerenciamento de Portfólio (PfMP);
- Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP);
- Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI (PMI-SP);
- Profissional em Análise de Negócios do PMI (PMI-PBA);
Qual a relevância do PMI para o Gerenciamento de Projetos?
O PMI é o instituto responsável pelo guia correspondente ao gerenciamento dos projetos, esse guia é conhecido como Project Management Body Of Knowledge (PMBOK). O PMI acompanha o volume de recursos desperdiçados pelas empresas durante o desempenho dos projetos. Essa análise é importante, pois as empresas normalmente perdem um percentual dos valores investidos devido ao péssimo gerenciamento feito.
O PMI acompanha as empresas que apresentam altos índices de sucesso, nas quais possui a cultura e talentos de alta capacidade.
O guia PMBOK possui diversas etapas, entre elas estão: gerenciamento do escopo, do tempo, da qualidade, dos custos, das aquisições, das comunicações, dos recursos humanos, dos riscos, da integração e dos stakeholders.
Conteúdo do PMBOK?
Desenvolvido PMI, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos. Considerado a base de todo o conhecimento para a gestão de projetos, o PMBOK conta com 10 áreas de conhecimento que devem ser consideradas no gerenciamento de um projeto. Sendo:
- Gerenciamento de escopo
- Gerenciamento de tempo;
- Gerenciamento de qualidade;
- Gerenciamento de custos;
- Gerenciamento de aquisições;
- Gerenciamento de comunicações;
- Gerenciamento de recursos humanos;
- Gerenciamento de riscos;
- Gerenciamento de integração;
- Relacionamento com stakeholders (partes interessadas)
O guia PMBOK apresenta o ciclo de vida de um projeto da construção de uma edificação, até sua conclusão. Esse ciclo divide o tempo de duração do projeto em fases, independente da variabilidade em tamanho e complexidade entre da construção:
- Viabilidade – formulação do projeto, estudos de viabilidade e formulação e aprovação da estratégia. Uma decisão de continuidade (go/no-go) do projeto faz parte da finalização desta fase.
- Planejamento e Projeto – projeto básico, custo e cronograma, termos e condições contratuais, e planejamento detalhado. A maioria dos contratos é fechada ao final desta fase.
- Produção – fabricação e entregas, obras civis, instalação e teste. As instalações estão substancialmente completas ao final desta fase.
- Adaptação e Lançamento – teste final e manutenção. As instalações estão em plena operação ao final desta fase
Fonte: Luís Paulo Lopes Brito (PLANEJAMENTO EM PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COM A TECNOLOGIA BIM)
CONCLUSÃO:
No BIM existe o conceito de interoperabilidade, onde existe o conceito de trabalho colaborativo e integrado, onde todos os envolvidos na execução de um empreendimento trabalham de forma sincronizada e em um único modelo (modelo federado) em um ambiente virtual (CDE) na produção de um modelo tridimensional com objetos paramétricos (objetos bim) onde é possível extrair dados capaz de influenciar na tomada de decisões durante o desenvolvimento do projeto (BIM 3D).
Existe uma nova cultura e metodologia comparada ao método tradicional de projetos (CAD) e de gestão/procedimentos de compatibilização de projetos, o que torna o trabalho mais produtivo e com maior qualidade. Evidentemente é necessário o desenvolvimento de padrões e boas praticas como o BIM MANDATE (Manual de BIM) e o PEB (Plano de Execução BIM) que serve para a estratégia de desenvolvimento do empreendimento e do modelo virtual ao longo dos seus USOS DE BIM e Nível de desenvolvimento (LOD), seja 4D, 5D, 6D e 7D.
Visto que o BIM possui um relacionamento similar ao conjunto de boas práticas no gerenciamento de projetos, e todas as áreas do conhecimento presentes no Project Management Body of Knowledge (PMBOK), o que torna o planejamento mais eficaz por todo o ciclo de vida do projeto e do empreendimento. Nós da SPBIM vemos portanto que o modelo BIM e suas capacidades de atuar em diversas dimensões do projeto se torna extremamente útil para o profissional de gestão de projetos e consequentemente para as empresas que contratam esses profissionais e com a utilização dos pilares e boas praticas do PMI poderá contribuir para um BIM mais eficiente não somente em projeto como na execução de obras.