A necessidade de trabalho remoto tem sido importante para pequenas e médias empresas que buscam implantar/implementar o BIM em suas companhias. Surge a necessidade de desenvolver softwares, plataformas e metodologias que possam ser usadas a fim de criar essa adaptação desse novo método de trabalho.
Algumas empresas buscam ferramentas que auxiliassem no gerenciamento de dados, coordenação de atividades, comunicação entre partes, etc, tiveram uma alta procura durante esse período. Uma dessas ferramentas é o ProjectWise 365, um CDE (Ambiente Comum de Dados) criado pela Bentley, uma das principais fornecedoras mundiais de ferramentas para a construção civil.
ProjectWise 365
O ProjectWise365 é uma plataforma online, anunciada no fim de 2019, que permite à seus usuários gerenciarem um projeto em conjunto totalmente pela nuvem, voltado para pequenas e médias equipes, que estejam trabalhando em projetos não muito complexos. A plataforma, sendo considerada um CDE (Common Data Environment), possui suas características, que são:
- Compartilhamento de dados BIM;
- Capacidade de visualizar problemas/incompatibilidades;
- Referenciar anotações espacialmente ao modelo;
- Elencar modificações em arquivos, identificando os responsáveis e as versões atuais.
OBS: algumas dessas características acima pertencem ao BCF (BIM Collaboration Format) que está integrado a plataforma.
Além das características que o tornam um CDE (BIM Collaboration Format – Ambiente Comum de Dados), o ProjectWise 365 também possui suas características próprias, que são:
- Integração ao Microsoft 365, daí vem o 365 do seu nome, permite que toda e qualquer alteração no modelo e arquivos, seja informada ao responsável, tanto na plataforma quando no Microsoft Teams, caso o projeto utilize-o.
- Permite a automação e gerenciamento de revisões contratuais, também através do Microsoft Teams, promovendo agilidade aos processos de aprovação.
ProjectWise 365 e o Modelo SaaS
O ProjectWise por ser uma plataforma em nuvem, é caracterizado como um Software como Serviço, do inglês Software as a Service (SaaS), pois nesse modelo, o usuário paga para a detentora da plataforma, no caso a Bentley, um valor correspondente ao seu uso, mensal ou anual, e pode acessar a plataforma de qualquer aparelho, pois está vinculado à uma conta e não à um dispositivo.
Esse modelo gera benefícios para o usuário, sendo:
- Não se faz necessário que o cliente crie uma estrutura complexa para suportar o software pois, por ser em nuvem, ao se utilizar da plataforma, o cliente também faz uso dos servidores da detentora, diminuindo os requisitos de hardware em seus equipamentos.
- Permite o acesso em qualquer dispositivo, pois uma vez os dados na nuvem, podem ser facilmente acessados pelo usuário, necessitando apenas de acesso à internet.
Por mais que a plataforma proporcione a não necessidade de uma potente estrutura computacional, o ProjectWise não permite a criação de modelos, portanto ainda torna-se necessário a modelagem através de outros softwares, como o Revit, ArchiCAD, Vectorworks, entre outros, que possuem a necessidade de boas máquinas, porém a plataforma possibilita a utilização de arquivos IFC.
CONCLUSÃO:
A SpBIM busca constantemente a inovação e vê a possibilidade de levar à sua equipe, seus clientes e seus alunos, uma vivência de projeto diferente e promissora através do gerenciamento de projetos em nuvem. Dessa forma, ao conhecer o ProjectWise 365 acreditamos que sua utilização tende a aumentar muito nas empresas, pois facilita o gerenciamento de dados e processos, promovendo uma otimização na maioria dos processos e influenciando positivamente nos custos e durações de projetos.