Lista: 7 Livros de Construção para Arquitetos
Nesta lista iremos indicar 7 Livros de Construção para Arquitetos, para começar a projetar através de plataformas BIM, como o Archicad ou Revit, é necessário entender como projetar espaços, seus sistemas construtivos e como os elementos estruturais relacionam-se entre si, é por isso que nós da SPBIM preparamos um curadoria de livros mundialmente conhecidos para te ajudar a entender como projeta-se arquitetura e construção.
Entre as obras descritas abaixo você não encontrará apenas livros de arquitetura, mas sim manuais de como se construir arquitetura, desde pré-dimensionamento de ambientes como salas de estar, galpões, circulações até a compreensão de qual sistema construtivo escolher de acordo do seu projeto.
01. NEUFERT: ARTE DE PROJETAR EM ARQUITETURA por Ernst Neufert
É considerado a bíblia para arquitetos, engenheiros, professores e estudantes pois aborda temas como: dimensionamento de espaços, circulações, normativas para economia energética, sistemas construtivos e entre outros assuntos que como representação gráfica para arquitetura.
É um livro mundialmente conhecido, de autoria do arquiteto alemão Ernst Neufert. Teve sua primeira publicação em 1936 e desde então é um dos livros mais consultados para projetos de construção de espaços em diversas escalas, desde da arquitetura de interiores até grandes projetos urbanos.
02. CASA, APARTAMENTO, JARDIM por Peter Neufert e Lugwig Neff
Esta obra é de autoria de Peter Neufert arquiteto e filho de Ernst Neufert, em parceria com ilustrador Lugwig Neff. É continuação do livro Arte de Projetar Em Arquitetura de Ernst Neufert, abortando temas voltados para construções de pequeno porte, tanto para profissionais como para leigos que desejam entender melhor os termos e conceitos de arquitetura, principalmente quando o assunto é reforma.
O livro Casa, Apartamento, Jardim apresenta de forma clara e didatica atraves de ilustrações diversos temas, como casas pré-fabricadas, adaptação de espaços e entre outros assunto. Além de abordar mais de 500 termos tecnicos facilitando então o dialogo entre profissinais da arquitetura e construção com leigos que desejam realizar ampliações e reformas em seus espaços.
03. DETALHES CONSTRUTIVOS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA COM CONCRETO por David Phillips e Megumi Yamashita
Que o concreto é um dos materiais mais utilizados na arquitetura grande parte das pessoas já sabem, mas o que poucas pessoas entendem é como esse material pode ser explorado e aplicado em projetos de arquitetura, é por isso que a obra de David Phillips e Megumi Yamashita está nessa lista.
O livro Detalhes Construtivos da Arquitetura Contemporânea com Concreto aborda mais de 40 projetos de arquitetos conhecidos mundialmente, apresentando não só imagens da construção, mas projetos como plantas e detalhes construtivos além de localização, principais construtores, fornecedores e descrição da obra. Uma das obras descritas e detalhada neste livro é a Academia Evelyn Grace em Londres, projeto do escritório Zaha Hadid Architects.
04. DETALHES CONSTRUTIVOS DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA COM VIDRO por Virginia McLeod
Assim como a obra anterior, Detalhes Construtivos da Arquitetura Contemporânea com Vidro é mundialmente conhecido por apresentar de forma prática projetos que fazem uso do vidro em diversas escalas, tipologias e formas.
Por tratar-se de um material intitulado frágil, a autora Virginia McLeod, arquiteta australiana e editora executiva da Phaidon Press, apresenta diversos projeto que fazem o uso do vidro como é o caso da Ópera de Oslo na Noruega. Mostrando as potencialidades do mesmo e como pode ser aplicado de forma variadas de acordo com a necessidade de cada edificação.
05.ATLAS DE DETALHES CONSTRUTIVOS por Peter Beinhauer
Peter Beinhauer é um arquiteto conhecido por ser especialista em pormenores na construção e utilização de materiais, tornando então o ATLAS DE DETALHES CONSTRUTIVO um dos principais materiais de consulta quando o assunto é detalhamento de PROJETO EXECUTIVO.
O livro aborda assuntos voltados para os detalhes necessários em um projeto executivo de arquitetura em forma de fichas, com desenhos na escada 1:10 ou 1:5, dessa forma o leitor consegue compreender como os elementos construtivos relacionando-se entre si, como os materiais devem ser aplicado e representados de forma técnica, resultando então em um projeto mais completo e com o maior número de informações possível para ser executado da forma esperada.
06. SISTEMA ESTRUTURAS por Heino Engel
Muitas vezes a arquitetura é vista apenas como uma volumetria suntuosa do ponto de vista das artes plásticas, mais a arquitetura vai muito além de estética e está diretamente ligada a função de uma construção, é por isso que a obra de Heino Engel se destaca quando o assunto é SISTEMAS ESTRUTURAS.
O mesmo aborda assuntos tipicamente ligados a engenharia, que muitas vezes são descrito de forma técnica o que acaba atrapalha a interpretação do leitor, Heino Engel procura aborda o diversos assunto de forma didática, exemplificando os diversos sistemas estruturais através de ilustrações e textos descritivos , permitindo ao leitor uma compreensão rápida e intuitiva da função de cada estrutura, dos esforços submetidos a mesma e sua relação com a forma da edificação.
07. BASES PARA PROJETO ESTRUTURAL NA ARQUITETURA por Yopanan Rebello
Podemos considerar esta obra como uma das mais técnicas e especificas da nossa seleção, de autoria de Yopanan Rebello que é um famoso engenheiro e mestre em arquitetura.
O autor procura abordar assuntos como materiais estruturais, esforços, pré-dimensionamento– através de ábacos e cálculos, até a aplicação dos mesmos na arquitetura, com base nas percepções de custo e mão de obra disponível de forma clara e didática, sendo então uma das principais referência tanto para arquitetos, engenheiros e estudantes que desejam se aprofundar no estudo sobre estruturas, principalmente em aço, madeira e concreto armado.
CONFIRA OS PRINCIPAIS LIVROS DE BIM CLICANDO AQUI
CONCLUSÃO
Ao realizar a consulta destas obras percebera como um projeto de arquitetura vai muito além de estética, sendo uma composição de elementos, que variam desde definição das dimensões de espaços, escolha de materiais, sistemas construtivos e uma constante busca por desempenho aliado composição plástica da volumetria.
A leitura é uma importante ferramenta de estudo, por isso nós da SPBIM incentivamos a prática e indicamos as obras descritas acima, com essa vasta bibliografia é possível propor projetos mais funcionais e que atendem melhor as necessidades desejadas.
Por fim, para realizar projeto em BIM é de suma importância entender o que deseja projetar, o nível desenvolvimento (LOD) , a fase de projeto e entre outras características que envolvem a construção de uma edificação. Caso queira entender melhor como o os projetos de arquitetura relacionam-se com o BIM, leia nosso artigo sobre O que é BIM? e Os 5 Livros Principais de BIM.
Nosso conselho para todos profissionais da área da construção civil é entender que o BIM exige conhecimento unificado de projeto + obra, ambos devem se complementar para se obter um BIM de qualidade e com resultado para obra.