Diferente da Realidade Virtual (VR) que tem sido bastante comentada por nós da SpBIM e já se faz presente nos escritórios e construtoras referência no setor, a Realidade Aumentada (AR) só tem sido, por enquanto, utilizadas em publicidades ou vendas das grandes incorporadoras, por isso, nós da SPBIM, resolvemos, além de citar como usar a realidade aumentada no BIM, iremos elencar algumas tecnologias de AR que poderiam ser usadas junto aos softwares de VR:
- MICROSOFT HOLOLENS
O HoloLens trata-se dos óculos de realidade aumentada que utilizam o servidor em nuvem da Microsoft para projetar hologramas de imersão. Para usá-lo, basta adquirir os óculos e subir o ifc do seu modelo na nuvem. A ferramenta possui quatro sensores capazes de captar o movimento e possibilitam ao usuário uma imersão interativa com o modelo.
A faixa de investimento para aquisição de tal tecnologia está em torno dos R$55.000,00, com variação conforme o dólar.
- AUGIN
Diferente do que se acredita, não é necessário que o modelo federado já esteja em ifc para o ampliá-lo em realidade aumentada. Existem ferramentas como o Augin que através do seu uso como plug-in já possibilitam essa ampliação do modelo mesmo que ele ainda esteja em processo de desenvolvimento no software BIM. O add-in é gratuito e pode ser usado através de qualquer aparelho celular ou tablet, Android ou Iphone, capaz de rodar as plataformas ARCore ou ARKit., ou seja qualquer celular comuns do mercado, lançados a partir de 2017.
- MORPHOLIO AR SKETCHWALK
Similar ao Augin o Morpholio também funciona para ampliação da realidade através de aparelhos portátil, disponível apenas para sistemas IOs (Apple), e não possui uma versão na nuvem. Seu maior diferencial em relação ao Augin é a sua ferramenta de acrescentar informações aos modelos de ifc, através de notas chave. O app, também é gratuito e pode ser baixo no site do fabricante, junto ou separadamente dos apps de desenhos também disponibilizado pela Morpholio Trace.
- GAMMA AR
O Gamma AR é um app de realidade aumentada pago disponível para sistemas IOs e Android, com valor de assinatura mínimo de $46,00/mês. Seu maior diferencial é o monitoramento de canteiro de obras, já que seu foco são as ampliações de modelos BIM para processo de construção e planejamento, e sua ampliação carrega todas as informações vinculadas ao “I” e ainda possibilita a sobreposição de vários modelos diferentes em layers. Por isso é capaz de evitar erros e diminuir custos por incompatibilizações.
- FOLOGRAM
O Fologram é um app para realidade aumentada, que além da sua ampliação por portáteis em IOs ou Android, consegue ser usado também nos óculos HoloLens. Seu sistema conversa em tempo real com o Rhino e o Grasshopper, ou seja, além de ampliar a realidade virtual, é possível editá-la através da imersão. O Fologram tem sido usado como um manual digital que virtualmente sobrepõem o espaço de trabalho, direcionando um guia passo-a-passo para simular e ensinar o processo de construção. Cabe ressaltar que ele possui a versão gratuita e a paga, a assinatura possibilita salvar e acessar os modelos off-line, e custa $19,99USD*/mês.
QUER SABER MAIS SOBRE REALIDADE VIRTUAL E A METOLOGIA BIM, LEIA TAMBÉM:
- O que é modelagem? | SPBIM – ARQUITETURA DIGITAL
- O que é o BIM? | SPBIM – ARQUITETURA DIGITAL
- O QUE É LOD? | SPBIM – ARQUITETURA DIGITAL
CONCLUSÃO:
Nós da SpBIM reconhecemos a importância e as vantagens de se usar a Realidade Aumentada atrelada ao BIM para execução e análise projetuais, pois acreditamos que a prototipagem em 1:1 é a solução mais rentável para a indústria civil amenizar erros, e diminuir custos ou imperfeições técnicas.
Além de ser um grande facilitar a comunicação entre projetista-cliente ou projetista-prestador de serviço, cabe ressaltar também que acreditamos na AR como uma aliada para criação e expressão de novos designes complexos, tais como os dos projetos do Daniel Libeskind, Zaha Hadid, ou do Santiago Calatrava por exemplo.