O que é BIM 3D?
O BIM (Build Information Model ou Modelagem/Modelação da Informação da Construção), que tem mudado o cotidiano de escritórios e construtoras, a forma de compreender e projetar, têm remodelado a interface de interação entre profissionais e execução de obra. Porém, o que aparenta novos ares no Brasil, já se desenvolve a praticamente uma década e em outros países do mundo, além consolidado já comemora sua segunda ou terceira década, neste artigo iremos explicar o que é o BIM 3D.
O seu conceito altamente difundido tem integrado a compreensão de terminologias deste universo, como LOD, CLASH DETECTION entre diversos outros onde procuramos criar um Dicionário BIM com esses diversos termos, porém uma das termologias mais abordadas é as dimensões do “D” no BIM no qual neste artigo iremos aprofundar mais.
A termologia do “D” é uma representação do termo DIMENSÃO (DIMENSION) no qual significa a dimensão no qual o BIM está sendo empregado, na atualidade os termos do BIM “D” vão de BIM1D até o BIM10D na data atual deste post, todavia neste artigo abordaremos do BIM 1D até o 3D.
Com maior detalhamento para o BIM 3D, sendo o mais requisitado na maioria dos escritórios e construtoras.
O BIM 1D AO BIM 3D
Entre as teorias das Dimensões sobre a aplicabilidade do BIM temos:
BIM 1D
Na primeira dimensão, corresponde a aplicabilidade de protocolos em organização, verificando a compatibilidade da mesma com os protocolos.
BIM 2D
A segunda dimensão conecta-se com desenvolvimento do fluxo de trabalho colaborativo e desenvolve o compromisso gerenciamento integrado;
BIM 3D
A terceira dimensão, concebe-se a partir da modelagem digital tridimensional, inicialmente no campo do projetista, onde há observação da realidade e do produto BIM propriamente dito que começa ser realizado, neste é verificado as inconsistências e há o desenvolvimento durante o ciclo de vida, ou seja, se trata de PROJETOS 3D com dados o suficiente para os próximos passos o BIM 4D e BIM 5D.
CONCEITO DO BIM 3D
O conceito sendo a terceira dimensão está conectado ao modelo com componentes parametrizados carregados de dados (informações) tais como paredes, pisos, mobiliário entre outros diversos no universo da construção civil. Deste modo, deixa de ser apenas linhas 2D bidimensionais e passam a carregar informações atrelados a construção, ou seja, se torna um projeto inteligente e rico em detalhes.
Para a realização e execução precisaremos dos softwares de modelagem BIM desenvolvidos com excelência o conceito paramétrico como o software Revit, da Autodesk ou o ArchiCAD da Graphisoft.
A modelagem oferece uma versão digital do empreendimento que será construído em 3D contendo informações (dados).
Neste momento do BIM termos um modelo 3D portador de informações sendo muito mais preciso do que plantas 2D, o BIM 3D torna-se necessário o conhecimento em obras e projetos serem somente um, nem todo modelo 3D é um modelo BIM, pois é necessário uma adoção de metodologia e inserção correta de informações que corrobore para uma precisa e exata modelagem destinadas ao Usos do BIM que uma empresa utilizar aquela devida informação.
Para maiores informações obre o que é BIM e o que não é BIM sugerimos o artigo a seguir: O que é BIM?.
CONCLUSÃO:
O BIM já não é mais futuro e sim presente e aqueles que não estiverem inclusos ficarão por fora dessa oportunidade e da demanda do mercado, portanto torna-se necessário domínio do Bim 1D ao Bim 3D que já são empregados em escritórios (projetistas) no qual prestara serviços para construtoras e incorporados que precisam do BIM 3D para evoluírem no BIM 4D e BIM 5D. O Decreto BIM realça a necessidade da importância de iniciamos o plano de implementação nacional pelos projetistas, ou seja, pelo BIM3D, nós da SpBIM acreditamos a eventual necessidade que o mercado terá e recomendamos 100% no ciclo BIM.