O que é o Fuzor?
Um software que proporciona o desenvolvimento da construção de forma virtual, encontra conflitos no processo e auxilia a solucioná-los, essa é a proposta do Fuzor, um software VDC que oferece à seus usuários a possibilidade de construir seus projetos de forma virtual, apresentar a seus clientes animações fiéis à realidade de uma obra, encontrar falhas nos processos escolhidos, ajudar a encontrar soluções práticas e executáveis para esses conflitos, e muitas outras ferramentas que serão abordadas a seguir.
SIMULAÇÕES
Uma pesquisa desenvolvida pela McGraw Hill (2014) mostra que as empresas que adotaram a metodologia BIM, perceberam uma melhora significativa na imagem da empresa no mercado e, somado a isso, a união a modelagem BIM (Modelo Federado) e o cronograma da obra, conhecido como BIM 4D, aumenta ainda mais a confiança de um cliente ao projeto, pois através de softwares que unem as duas informações, como o Fuzor, cria-se uma animação rápida simulando a construção do empreendimento seguindo seu cronograma semelhante a softwares de analises e apresentação como Navisworks e Twinmotion por exemplo. Além disso, essa união também pode ser complementada com o orçamento como no Ms Project por exemplo, gerando uma animação que contempla o cronograma e demonstra o físico-financeiro da obra, conhecida como BIM 5D.
Além das simulações apresentadas por meio de vídeos, o Fuzor é capaz de apresentar os projetos em formatos de RV/RA (Realidade Virtual / Realidade Aumentada) georreferenciados. Essa funcionalidade é possível graças à conectividade do Fuzor ao Hololens (Óculos de Realidade Aumentada da Microsoft), que, por exemplo, permite a visualização de instalações prediais no próprio canteiro de obras, permitindo uma visualização de como ficarão após sua construção, e também, permitindo a criação de Markups como exemplo gerado para futuras correções em projeto.
Além de permitir a criação de Markups, o Fuzor também possui a ferramenta de Clash Detection , que cruza o volume de cada de elemento modelado com a posição ocupada pelos demais elementos, e caso haja intersecção desses elementos o software informa ao usuário que nessa posição há um conflito.
APOIO LOGÍSTICO
Outra funcionalidade do Fuzor, proporcionada por suas simulações através de objetos paramétricos, pois assim permite que o usuário complemente a cena com objetos fiéis à realidade que será encontrada no canteiro de obras, é a análise logística de possíveis interferências em movimentações, lembrando que nesta fase o nível de detalhe geométrico e de informação (LOD) se torna relevante para qualidade do projeto e obra. Por exemplo, na imagem abaixo, o software consegue informar aos usuários pontos de possíveis colisões, os raios de operação das gruas e as zonas seguras do canteiro, onde seus raios não alcançam.
Na imagem seguinte, o software faz a análise do fechamento de algumas faixas de uma via, permitindo com que o usuário estime a influência de seu fechamento no tráfego, pois consegue controlar o fluxo de veículos da via, entre outras características. Softwares semelhantes a esse tipo de visualização seria o Infraworks e o Civil 3D da Autodesk.
Utilizando essas ferramentas, a logística dentro de um canteiro fica mais palpável e dinâmica, permitindo que seus coordenadores e BIM Managers organizem o armazenamento de materiais, entrada e saída de cargas e assim por diante, de uma forma mais simples e visual.
ASSINATURAS E VALORES
Além das funcionalidades citadas acima, o software possui muitas outras, o que permite ao fabricante dividi-lo em algumas assinaturas, de acordo com as ferramentas necessitadas pelo usuário.
Suas assinaturas são divididas em duas classes inicialmente, as assinaturas que permitem o software ser utilizado em um rede de computadores (Network) e outra tipologia que só permite a instalação em uma máquina (Single).
Dentro desses dois grupos, são 6 tipos de assinaturas, e variam entre a versão
Lite que custa US$ 83,00 (por mês, na assinatura anual) e a versão que contempla todas as funcionalidades, chamada de Virtual Design Construction que custa
US$ 834,00 (por mês, na assinatura anual). Seus demais grupos e valores podem ser consultados em seu site: Assinaturas Fuzor.
Outro ponto relevante é o dimensionamento de maquinas seja notebook ou pc e a questão do Usos de BIM desejados para utilizar essa ferramenta. Abaixo artigos complementares e relevantes que escrevemos sobre BIM:
CONCLUSÃO
O Fuzor é um software que vem para facilitar a coordenação, logística, cronograma e muitos outros pontos de uma obra. Nós da SPBIM, acreditamos que a partir do momento que o usuário consegue simular todos os acontecimentos, seguindo cronogramas e orçamentos, a experimentação torna o processo mais realista e necessário com grande valor atribuído, e assim os métodos são facilmente aperfeiçoados, pois suas falhas e conflitos, são observados de forma virtual, não promovendo nenhum tipo de ônus à seus idealizadores, assim tornando o processo mais dinâmico ao cotidiano do AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).