Realidade Aumentada e Virtual no BIM
A indústria automobilística e de produção usam intensamente a prototipagem como ferramenta para testar e analisar seus projetos e assim otimizar os produtos antes de serem colocados em produção, além de tudo há um cuidadoso gerenciamento de etapas que incorporam muitos participantes em seu complexo processo. Diferentemente, a indústria construtiva explora pouco este método, tornando isso um ponto significativo de diferenciação entre essas indústrias. Confira nesse artigo sobre a Realidade Aumentada e Virtual no BIM!
Apesar da indústria construtiva ter recursos para a construção de réplicas, não é viável que esses protótipos cheguem a uma reprodução de 1:1 apenas para realização de testes e análises. O mais próximo que se chega disso é o famoso “decorado” que tanto nos convidam a visitar para sentirmos como seria morar em um determinado apartamento.
Mas o avanço das tecnologias de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) estão sendo usadas para alcançarmos tal finalidade através da possibilidade de criação de protótipos virtuais, ainda na fase de planejamento, que simulem um espaço em 1:1
Tal propósito só foi alcançado graças a uma série de softwares desenvolvidos especificamente para a modelagem no BIM, tais como o Revit, o Archicad, o Vectorworks e o QiBuilder. Estas são ferramentas com as quais profissionais criam protótipos virtuais tais quais seriam seus modelos reais. Tal nova tecnologia desencadeou uma mudança no processo de projetar e os modelos deixaram de ser meramente representativos e passaram a desempenhar a função de protótipos
informacionais que podem ser testados, analisados e otimizados a fim de gerar informações para planejamento, suprimento, construção e operação.
Embora a indústria da construção tenha sido relativamente lenta na adoção completa deste processo, a pandemia de COVID-19 forçou uma rápida reestruturação e revisão imediata das metodologias e suas vertentes no trabalho, tornando a tecnologia e seus controles a distância um dos principais aliados, tendo ocorrido um foco em sua implementação, possibilitando assim a difusão de diversas tecnologias, incluindo a AR e VR que devem ter um impacto crescente nos próximos anos.
O QUE É A REALIDADE VIRTUAL (VR) E A REALIDADE AUMENTADA (AR)?
Realidade Virtual (VR) é um termo usado para definir um ambiente virtual no qual o usuário pode se inserir/interagir/simular como se em realidade estivesse mesmo ali, entretanto não passa de uma simulação computacional.
Tal tecnologia, além da possibilidade de interação com o auxílio de fones de ouvidos e óculos, pode induzir efeitos visuais e/ou sonoros visando a imersão e sensação de realidade nos usuários que se sentem “dentro” da simulação computacional.
Em contraste com a VR, a Realidade Aumentada (AR) é definida como a visão de um cenário real com certos elementos da VR por entradas do mundo real extraídas por computador. Muitas vezes há confusões entre as duas tecnologias.
No entanto, a principal diferença é que o VR cria um ambiente totalmente simulado, enquanto o AR sobrepõe imagens e informações geradas por computadores sobre o mundo real, a famosa simulação em AR já na escala do 1:1. Um grande exemplo de Realidade Aumentada (AR) foi o jogo PokémonGo que projetava os personagens no ambiente filmado pelas câmeras do celular.
Resumidamente, e para acabar com as dúvidas, pensem que: a realidade virtual (VR) seria uma simulação digital enquanto a Realidade Aumentada (AR) seria a simulação que combina o real e o digital em um ambiente imersivo.
APLICAÇÕES DO RV/AR:
1. APRIMORAMENTO DE DESIGN:
Após a execução dos projetos de sistemas prediais, é normal que o projeto de arquitetura seja influenciado. Entretanto, quando se realiza os desenhos em CAD não se nota tal influência ou suas possibilidades de adequação a partir do sistema. A realidade virtual colaborativa é usada para facilitar a compreensão e dinamizar as melhorias projetuais antes de execução de tal projeto.
2. ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO:
A realidade virtual é usada de modo que, através da construção virtual, entendamos todas as falhas e possibilidades de melhoramentos antes do projeto ir para execução, evitando assim recompras ou retrabalhos por revisões que aconteceriam em CAD.
3. PONTUALIDADE NOS PRAZOS:
Ao se construir em realidade virtual é possível entender qual a lógica dos processos facilitando e aumentando a assertividade do dimensionamento real de prazos ou custos.
4. MAIS TRANSPARÊNCIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL:
Com tais tecnologias é possível compreender todo o quantitativo para execução do projeto e toda a sua lógica, já que ao construir o modelo em BIM no nível 4D é possível extrair os quantitativos líquidos fiéis e também mostrar o modelo como manual de execução de qualquer processo pré-desenhado.
REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL NO BIM: VANTAGENS
1. COMPATIBILIZAÇÃO:
Ao se trabalhar com realidade virtual na modelagem BIM, a compatibilização se torna quase empírica, pois é mais fácil encontrar erros ao vê-los em três dimensões e/ou em tamanho real. Além desse facilitador, alguns softwares BIM realizam o famoso Clash Detection (Detecção de Conflitos) de forma automatizada, desta forma reduzimos o tempo manual “braçal” e “intelectual” necessário para verificação de modelos e também custos na construção.
Com esse fluxo, associado aos Overviews (checagem visual), é possível medir o avanço financeiro e garantir que não ocorram atrasos desnecessários antes da fabricação ou imprevistos em execução. Em suma, o uso da realidade virtual BIM para Clash resulta em menos tempo, o que é igual a menos gasto e desperdícios de material em obra.
2. CANTEIRO DE OBRAS:
Alguns projetos não conseguem passar por uma revisão bem densa antes de começar a ser construído, muitas vezes porque o arquiteto não se atentou ao contexto de inserção. Ao se trabalhar com a realidade virtual na modelagem BIM 5D, pode-se descobrir essas limitações e entender melhor projeções de custos e tempo para execução ainda nos estudos preliminares. Em uma aplicação dessa metodologia pode-se descobrir interferências externas, tal como a impossibilidade de chegada de peças grandes ao local devido ao fluxo de carga ou descarga desse material em relação ao dimensionamento ou trânsito da via.
3. TREINAMENTO DE MÃO-DE-OBRA:
Um dos maiores desafios da construção civil é o entendimento e execução da construção tal como o projeto, pois muitos funcionários não entendem os desenhos técnicos. Ao se trabalhar com VR/AR é possível ampliar determinada parte do modelo “in-loco” e através da imersão, pode-se ensinar o profissional de forma mais objetiva e clara.
Em um exemplo claro é de que é possível ensinar como será passado determinado sistema ou como seria determinado encaixe estrutural através de inserção destes elementos em 3D em uma filmagem do ambiente.
4. EXPERIÊNCIA DO CLIENTE:
Muitas obras demoram anos para serem construídas e, no atual formato do mercado, os clientes só possuem acesso a uma determinada cena renderizada. Essa limitação pode ser ilusória e passar uma sensação falha ao cliente. Ao se trabalhar com AR/VR é possível imergir o cliente no seu protótipo, possibilitando uma experiência real de ver tudo e em qualquer ângulo antes da execução, o que evitaria futuros descontentamentos.
Além das vantagens na fase de pré-construção, os clientes ainda podem usar tais meios para possíveis intervenções. Em um exemplo claro, a realidade aumentada poderia ser usada pelo cliente para checar se seria possível quebrar determinada parede ou saber onde estão passando as instalações prediais para não acabar danificando uma tubulação ao fixar algum móvel.
5. ESTUDOS DE VIABILIDADES:
É comum um profissional ser obrigado a desistir de ideias por não seguir um padrão já conhecido ou por não possuir um respaldo bibliográfico. Com o VR/AR é possível vislumbrar qualquer ideia e já verificar sua eficiência ou limitação. Em um exemplo claro, basta pensar se seria possível e como se comportam as estruturas de um projeto da Zaha Hadid, como o Centro Heydar Aliyev em Baku, capital do Azerbaijão, se tivesse sido desenhado e calculado na mão na década de 80.
CONCLUSÃO:
Nós da SPBIM acreditamos que o avanço tecnológico é a chave para o controle de falhas e otimização de custos, por isso incentivamos e apoiamos o uso da Realidade Virtual e Aumentada atreladas ao BIM, pois seu uso é um plus de modelagem necessária para completa satisfação/compreensão dos clientes e rapidamente paga seu custo de investimento, tanto em tempo quanto em qualidade de trabalho e precisão de análises e escolhas.