O que é o software Primavera?
Um dos principais focos no planejamento da construção civil são os prazos, tanto de entrega de materiais quanto de finalizações de serviços, ou até da entrega final. Seja por falta de organização ou por complicações causadas por elementos externos, todos aqueles que já administraram obras em algum momento sofreram com prazos. Portanto inúmeras empresas se empenham em criar soluções para esse problema e uma delas é a empresa Primavera Systems que desenvolveu o software Primavera, em 1963, com a intenção de organizar e gerenciar os múltiplos processos contidos em uma construção, neste artigo iremos falar sobre o que é o software primavera!
Como o Software Primavera surgiu?
Em 2008 a Primavera Systems foi adquirida pela empresa Oracle que tinha suas soluções próprias para gerenciamento, porém estava com dificuldades em vendas pois seus softwares eram baseados em atalhos de teclado e não uma interface onde o mouse é priorizado, o que distanciava os usuários da época e dificultava a implantação. A partir de 2012 a Oracle incorpora o Software Primavera como seu principal software de gestão de obras e junto a isso introduz um enorme leque de funcionalidades ao Software Primavera.
Para que serve o Software Primavera?
Hoje em dia o Software é um dos mais utilizados no gerenciamento de obras, uma grande parte disso se dá pela sua capacidade de implementação em toda a empresa sendo possível criar um sistema de hierarquias dentro do software onde, por exemplo, só gerentes de projetos coordenem os custos dos projetos ou elementos individuais da obra.
Além disso outro diferencial do Software Primavera é sua interface gráfica onde podemos compreender com facilidade datas e custos de diversos elementos da obra, e ainda podemos simular dentro do software diversos cenários onde podemos analisar as consequências de possíveis atrasos ou alterações com antecedência e estarmos prontos para tais mudanças.
Através do Software Primavera é possível que seja feita a alocação de recursos de obra e monitoramento do desempenho em virtude do dimensionamento de recursos alocados, também possibilita um gerenciamento financeiro, gerenciamento de portfólio e otimização da capacidade organizacional.
CONCLUSÃO
Como podemos ver o Primavera é extremamente útil na gestão de projetos e obras e que suas inúmeras funcionalidades e otimizações melhoram a capacidade de economizar o tempo e consequentemente o dinheiro de uma construtora evitando e se preparando para atrasos, além de organizar de forma extremamente eficiente todo o processo de execução de uma obra.