O que é o Grasshopper?
O Grasshopper é uma ferramenta de programação visual nativa do Rhinoceros (Clique aqui para saber o que é o Rhinoceros). Serve como plataforma para desenvolver modelos tridimensionais através de algoritmos e parâmetros, gerenciar e organizar informações, controlar parâmetros de plug-ins no Rhino, como V-Ray, elaborar estudos de projetos, entre outras funções. O software utiliza linguagem visual baseado em inputs e outputs, associados à lógica e matemática (algoritmos), semelhante ao Dynamo.
COMO OBTER O GRASHOPPER?
O Grasshopper foi desenvolvido por David Rutten, da Robert McNeel e Associados, responsável pela criação do Rhinoceros 3D. Para os usuários do Rhino o programa pode ser baixado gratuitamente no site oficial do software; para os que usam o Rhino v6, já vem nativo no programa. Até a data deste post, não há planos por parte da desenvolvedora de criar uma versão Standalone (Perpétua) do Grasshopper, bem como também não estender para outros softwares de modelagem, como Maya e 3ds Max.
UTILIDADES DO GRASSHOPPER
Como é um software com base na programação visual, o Grasshopper funciona de maneira muito intuitiva, com uma área de atuação na tela (Canvas) em que se distribui os comandos (Componentes) e os interliga em Inputs (Entradas) e Outputs (Saídas) nos próprios componentes. Em termos gerais, o fluxo de trabalho é simples. Contudo devido a capacidade de parametrizar cada parte do comando torna o grasshopper uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de modelagens extremamente complexas.
As funções do Rhino, expandidas pelo Grasshopper, fazem com que a ferramenta seja a de escolha para muitos arquitetos, designers e engenheiros, por poder controlar e adaptar o modelo de forma interativa, através dos controles e parâmetros, ao invés de fazer mais de um modelo para obter o mesmo resultado.
POR QUE USAR O GRASSHOPPER?
- VERSATILIDADE
O Grasshopper é uma ferramenta que pode atingir um público variado, desde aqueles que querem desenvolver modelos paramétricos, realizar modelagens complexas, gerenciar e organizar dados sobre o projeto, automatizar algumas tarefas repetitivas, sem comprometer o controle artístico de concepção do projeto.
- INTEROPERABILIDADE
Além de funcionar com os comandos nativos do Rhinoceros, possui capacidade de interoperabilidade com plug-ins, como o Ladybug, para análises de dados climáticos, Honeybee, para análise de modelos energéticos, e uma série de Add-os que expandem ainda mais a capacidade do programa, como o Anemone, Galapagos, e Kangaroo, ferramentas de análise e simulações, entre outros mais de 300 disponíveis no site do programa.
BIM e Grasshopper
Para os arquitetos, possui conexão com o ArchiCAD, da Graphisoft, através do Rhinoceros, integrando as duas plataformas para trabalhar no modelo de arquitetura sem a necessidade de criar, importar ou exportar outros modelos criados separadamente no Rhino. Outra possibilidade é o uso com o Revit, da Autodesk.
CONCLUSÃO
Nós da SPBIM acreditamos que o Grasshopper é uma ferramenta essencial para a produção de modelos digitais, e com sua capacidade e integração e interoperabilidade entre programas, expande as possibilidades de inovação em todo campo de arquitetura, design e engenharia, como mostram as obras de escritórios como BIG, Zaha Hadid e Santiago Calatrava. Outro ponto relevante é a possibilidade de transformar o processo criativo em construtivo com o BIM, que torna-o em um grande aliado no processo BIM.