O que é o Dynamo?
O Dynamo é um software de programação visual de código aberto, gratuito e desenvolvido para poder estender as funcionalidades da Autodesk. Diferente do seu concorrente Grasshopper no qual vincula com o Rhinoceros e o ArchiCAD, nas versões mais atuais do Revit o Dynamo já vem instalado e não precisa de adquirir outros programas. Porém ele encontra-se disponível para download no site DynamoBIM.org, por se tratar de um plugin. Neste artigo iremos detalhar sobre o que é o Dynamo!
Em sua essência o Dynamo é uma ferramenta de programação que usa a estrutura visual, a chamada “programação visual” no qual você consegue utilizar o software sem possui conhecimento em linguagem de programação. Tornando o mais fácil.
Com isso o software consegue desenvolver uma aplicabilidade ampla em automatização de tarefas repetitivas, as chamadas rotinas, interações com modelo Revit conexão com dados externos. Como no Excel e planilhas de orçamento, por exemplo.
COMO UTILIZAR O DYNAMO?
O Dynamo possui uma interface intuitiva de fácil domínio isso devido a sua base a “programação visual”, ou seja, não é necessário saber programação de texto “base” ou textual, por exemplo.
Além de uma interface simplificada o Dynamo trabalha por meio de sistema visual de tarefas no qual cada tarefa individual recebe o nome de “nó” e vários nos interligados formam uma sequência lógica, ou seja, uma atividade, que pode ser executado automaticamente.
Um dos pontos fortes da programação visual e do Dynamo, em particular, é o acesso imediato a uma biblioteca de nós. Em vez de ter que lembrar o código exato que você precisa digitar para executar uma determinada tarefa, no Dynamo você pode simplesmente navegar na biblioteca para encontrar o nó de que precisa.
POR QUE VOCÊ DEVE USAR O DYNAMO?
Como tem sido verificado a programação tem ingressado de forma intensa na construção civil. Então nós da SpBIM selecionamos 5 motivos?
-
Automação de tarefas repetitivas
Há inúmeras ações que precisamos fazer no Revit que é muito repetitivo. Certamente, o software facilita bastante as tarefas individuais. Mas quando você precisa executar essa tarefa 10, 20, 100 vezes, isso resulta em muitos cliques e poderá ocasionar em erros simultâneos. Um excelente exemplo é criar folhas, criar uma nova folha não é muito difícil, porem quando precisar 50 ou 100 folhas como é maioria dos casos torna-se uma tarefa exaustiva, porém com Dynamo consegue cria quantidade que deseja com apenas um clique, fora a possibilidade de errar e repetir o erro.
Existem centenas de tarefas que você pode automatizar com o Dynamo. Uma boa regra geral é que, se você precisar executar uma tarefa mais de 5x por dia e essa tarefa levar mais de 60 segundos para ser realizada, estará pronto para a automação. Aqui estão algumas aplicações sugeridas:
- Renumerar uma sequência de folhas
- Nomear famílias
- Adicione revisões a várias folhas
- Alterar caixa de texto
- Exporta em PDF e DWG
-
Acesso seus dados da construção.
Um dos componentes fundamentais do BIM é o “I”, obter esses dados do “I” não é tão fácil como deveria ser, com Dynamo você consegue cria um link bidirecional entre o modelo Revit e Excel
-
Explore as opções de modelagem e design
Tão bom quanto automatizar tarefas e exportar e importar dados, o Dynamo também é uma poderosa ferramenta de design. Com o Dynamo, o design realmente se torna um processo, à medida que você define explicitamente as regras de design generativo.
Ao codificar regras em uma estrutura de computação, é possível gerar centenas ou até milhares.
Com o design paramétrico é possível tornar o projeto editável e adaptável a mudança externa.
-
Eficiência Energética
O Dynamo facilita a simulação do desempenho da construção em todo o processo de design. Deseja saber quanta luz do dia você pode esperar em um dia parcialmente nublado em março? É possível criar uma ferramenta que faça essa simulação. Embora os dados da simulação não substituam os dados reais, eles fornecem uma maneira de avaliar projetos com base em critérios objetivos.
O desempenho não se limita apenas ao edifício, em seu teste de iluminação, acústicas etc. Às vezes, é necessário verificar o desempenho do seu modelo Revit . Por exemplo, seria útil ver como o tamanho do arquivo está mudando ao longo do tempo. Quantas famílias o modelo contém. Quantas visualizações não são colocadas em folhas? Essas informações são úteis na solução de problemas de desempenho ou no controle de qualidade. O mais interessante é criar rotinas que facilitem o serviço braçal diário, muitas vezes não se trata de serviços de um arquiteto ou engenheiro, nada mais justo do que colocar a maquina para fazer este tipo de trabalho.
-
Pense computacionalmente
Portanto o Dynamo exige que você tenha uma abordagem sistemática para trabalhar, no qual você precisa pensar logicamente e passo a passo. No qual você terá que codificar a intuição e criatividade do lado direito do cérebro para um processo computacional do esquerdo cérebro.
Assista a esse vídeo da Autodesk explicando um pouco mais sobre o Dynamo e o BIM:
CONCLUSÃO:
O Dynamo é uma ferramenta de programação visual no qual seu diálogo com Revit permite uma modelagem mais complexa e além do usual que o software Revit oferece. O Dynamo tornara a sua empresa mais competitiva e produtiva. Nós da Spbim entendemos e utilizamos o Dynamo, já não se trata de futuro tão distante. Apoiamos o uso dessa ferramenta para quem deseja otimizar o processo diário e economizar “horas” com produtividade e automação devido ao uso das chamadas “rotinas”.