Como implementar o BIM de graça?
O BIM (Building Information Modeling) se tornou um padrão da indústria da arquitetura e engenharia proporcionando uma abordagem mais eficiente e colaborativa para o desenvolvimento de projetos de construção. Vale ressaltar que muitas organizações independentes podem hesitar em adotar o BIM por conta dos custos associados aos softwares. Através deste artigo, exploraremos maneiras de implementar o BIM de forma acessível.
Escolher as ferramentas certas
Existem várias opções de software BIM gratuitos disponíveis, como o
FreeCAD: Software de modelagem paramétrica 3D de código aberto, utilizado principalmente para design de produtos, engenharia mecânica e modelagem arquitetônica. Oferece uma variedade de recursos, incluindo modelagem sólida, modelagem de peças, montagem, renderização e simulação. O FreeCAD é multiplataforma, o que significa que está disponível para Windows, MacOs e Linux.
IFC Builder: É uma plataforma baseada em nuvem que simplifica a criação e colaboração em projetos de construção, utilizando o padrão Industry Foundation Classes (IFC). Oferece uma interface intuitiva para a modelagem BIM, possibilitando aos usuários adicionar informações e propriedades aos elementos do modelo, colaborar em tempo real com os outros membros da equipe e visualizar o projeto em 3D diretamente no navegador da web.
CYPE Architecture, Dynamo, Blender BIM e BIM Server Center. Essas ferramentas oferecem recursos básicos de modelagem e visualização que podem ser suficientes para projetos de uma menor escalabilidade e para quem está começando a aprender sobre BIM.
Se você quiser saber mais sobre estes programas, acesse nosso outro artigo sobre “Softwares BIM Gratuitos”.
Capacitação educacional
A maior barreira para adotar o BIM, é a curva de aprendizado associada ao novo software. Existem recursos educacionais gratuitos disponíveis, como tutoriais em vídeo, cursos online e documentação oficial dos softwares. Desenvolva através destes recursos para se familiarizar com as funcionalidades básicas do BIM. No decorrer do processo, explore técnicas avançadas de modelagem e colaboração.
Comunicação e colaboração
Um dos benefícios do BIM é a sua capacidade de colaboração entre os membros da equipe e partes incluídas do projeto. Mesmo usando ferramentas gratuitas, é possível compartilhar informações através de plataformas de armazenamento em nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox, e ferramentas de comunicação online, como o Slack ou o Microsoft Teams, para feedbacks em tempo real. Tal colaboração ajuda a garantir que todos os envolvidos do projeto estejam alinhados e trabalhando em conjunto de acordo com as metas estabelecidas.
Networking
Estar participando da comunidade BIM, propicia um suporte adicional, informações valiosas e oportunidades de networking. No meio online, existem fóruns, grupos de discussão e redes sociais dedicadas ao BIM, onde os profissionais podem compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e até mesmo colaborar em projetos. Portanto, contribuir para a comunidade e rede compartilhando seu próprio trabalho e conhecimento pode ajudar a fortalecer a rede e promover o avanço da prática BIM.
Conclusão
Implementar o BIM gratuitamente não é apenas possível, mas pode ser altamente benéfico para profissionais e empresas no campo da arquitetura e engenharia. Ao escolher as ferramentas essenciais, investir na capacitação e educação, promover a comunicação e colaboração eficaz.
Com o acesso às ferramentas BIM, os profissionais podem adquirir conceitos de design, colaborar com colegas das partes interessadas, e desenvolver cada vez mais a eficiência e precisão dos projetos.
A implementação BIM pode exigir tempo e esforço, mas os benefícios ao longo prazo superam em muito os custos iniciais. Desde melhorias na eficiência do projeto até a redução de retrabalhos. A metodologia oferece uma ampla gama de projetos que podem ajudar os profissionais a alcançar maior sucesso em seus projetos.