Sabe aquelas pranchas bonitas de arquitetura, com desenhos técnicos humanizados e perspectivas explodidas que achamos bem feitas e admiramos, mas que muitas vezes não sabemos como fazer?
Pois bem, com o Adobe Illustrator é possível reproduzir qualquer criação vetorial, podendo ser explorado para desenvolvimento de pranchas arquitetônicas, diagramações, logotipos e muito mais.
Embora o Illustrator seja mais utilizado em áreas como Design, Ilustração e Propaganda, é um software que pode ser utilizado por diversas áreas como também na arquitetura, engenharia, paisagismo, interiores e luminotécnica.
Por isso, focamos neste artigo, com a finalidade de apresentar à vocês o que pode ser realizado com o Adobe Illustrator, destacamos alguns exemplos práticos para que você possa começar a usá-lo.
MAS AFINAL, O QUE É O ILLUSTRATOR?
O Adobe Illustrator é um software gráfico desenvolvido pela Adobe, com foco em edição de imagens vetoriais, essa ferramenta pode ser utilizada na construção de ilustrações, logotipos, tipografias e muito mais.
O Illustrator é utilizado nos sistemas Windows e Mac. Como os demais softwares da Adobe, o Illustrator possui sua versão de teste gratuito e sua versão paga, no qual a versão paga vale muito a pena para aqueles que precisam constantemente de imagens bem elaboradas “tratadas” e sem que haja perca de resolução/qualidade.
Se você já utilizou ou conheceu outros programas da Adobe, não terá dificuldades em manuseá-lo já que possui uma interface bem parecida com os demais softwares.
Por meio do Illustrator, é possível editar, inclusive, objetos tridimensionais e aplicar os mesmos efeitos oferecidos pelo Photoshop. Claro que isso não quer dizer que os dois programas sejam os mesmos, ambo possuem diferenças e falaremos sobre isso mais adiante aqui mesmo neste artigo.
COMO PODEMOS UTILIZAR O ILLUSTRATOR EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS?
O principal fator na utilização deste software seria para criação de plantas humanizadas, que permitem trazer mais realidade e compreensão do projeto do que plantas baixas comuns, sendo ideal para apresentações aos seus clientes em toda fase de concepção do projeto arquitetônico.
Com o Illustrator você poderá realizar diagramações de pranchas e finalizar sua entrega de forma mais fácil e de boa qualidade. O Illustrator possui uma ótima comunicação com outros formatos de arquivos, permitindo que um arquivo .dwg (Autocad) , .skp (Sketchup) ou PDF para serem utilizados no Revit por exemplo ou Archicad, ou seja, comunica facilmente com softwares que leem vetores, onde é possível realizar retoques de desenho básico.
O Illustrator também possui ótimas ferramentas de alinhamento, de forma que nada fique aleatoriamente de fora da sua prancha, mas sim de forma que tudo fique alinhado e conectado de acordo com a estética do projeto. As guias são uma das formas de alinhamento, onde ajudam a definir pontos na prancha em que todas as imagens/vetores inseridos conversem.
No Illustrator podemos trabalhos com arquivos vinculado “linkados”, ao inserirmos um arquivo dentro de um projeto iniciado no Illustrator não irá converte-lo e sim vincula-lo “linka-lo” de forma que seja caso o projeto mude ou modifique, o arquivo importado, automaticamente realizará a atualização já que estará linkado a um caminho do arquivo, fora que este recurso deixara o computador mas leve e permitirá o trabalho colaborativo.
Certamente garante um grande diferencial nas habilidades e no currículo de todos arquitetos e designers de interiores.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O ILLUSTRATOR E O PHOTOSHOP?
Algumas pessoas têm dificuldade em diferenciar os produtos da Adobe e para que cada um serve especificamente. Os softwares geralmente se complementam, como no caso do Illustrator (vetor) e o Photoshop (raster).
Como apresentado anteriormente, o Illustrator é um software gráfico vetorial, ou seja, todo trabalho realizado nele será em vetor, enquanto no Photoshop todo trabalho realizado é em pixels (raster). Enquanto o Illustrator é utilizado mais para produção de imagens vetoriais, o Photoshop é utilizado mais para tratamento de imagens, fotografias de produtos, montagem de mockup e manipulações de imagens e muito mais.
Caso tenha mais interesse em saber sobre o Photoshop, escrevemos um artigo na íntegra sobre a Importância da Pós Produção do seu projeto.
CONCLUSÃO:
Nos dá SpBIM incentivamos na utilização do Adobe Illustrator, entendemos a importância de um bom resultado na montagem e apresentação de pranchas arquitetônicas, uma vez que buscamos otimizar todo o processo e resultado de forma concreta em todos os ambientes virtuais como em telas de computadores e apresentações impressas e plotadas , afinal, não adianta fazer um incrível trabalho e não saber fazer uma apresentação que encante o cliente final.
Todas as etapas do desenvolvimento e finalização na criação das imagens, para otimizar e aumentar a produtividade em projetos de maneira clara, trazendo um excelente resultado para seu cliente, tornando adaptável a cada empreendimento e sendo possível ser utilizada em todas as fases e conclusões no projeto. O Illustrator é parte de um fluxo de trabalho entre as ferramentas e é um colaborador do BIM e do processo de projeto.