Achillina Bo Bardi, conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu em 5 de dezembro de 1914 na Itália com poucos recursos financeiros. Estudou desenho no Liceu Artístico e se formou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma em 1940. Lina não concordava com o diretor da Faculdade Marcello Piacentini, que tinha uma visão histórico-classicizante que era predominante em toda Roma.
Por esse motivo Lina se mudou para Milão onde foi trabalhar com o Arquiteto Gió Ponti, que era líder no movimento pela valorização do artesanato italiano e diretor da revista Domus, que em pouco tempo Lina começou a dirigir e em seguida fundou sua própria revista chamada “A Cultura della vita”.
Quando alcançou o sucesso, Lina decidiu seguir carreira solo, abrindo seu próprio escritório em Milão. Porém, todos os planos e projetos para o futuro foram adiados devido a causa da segunda grande guerra.
Lina Bo Bardi tinha preocupações em como a arquitetura influenciaria no convívio e cotidiano das pessoas.
Lina juntamente com o marido Pietro Maria Bardi, vieram morar no Brasil em busca de uma vida nova. Inicialmente o casal se instalou no Rio de Janeiro e Lina vê a possibilidade de criar os seus projetos dentro do movimento modernista, com novas tecnologias e materiais como o aço e o concreto armado.
“Me senti num país inimaginável, onde tudo era possível”. Lina sobre chegar ao Brasil” – Lina Bo Bardi
ESTILO ARQUITETÔNICO?
Lina Bo Bardi foi considerada uma arquiteta modernista, sempre valorizou a simplicidade e o convívio social entre as pessoas. Muitas dessas características são visíveis no projetos do MASP, SESC POMPEIA, CASA DE VIDRO entre outros.
Outro ponto essencial de sua arquitetura era a integração de ambientes internos e externos.
O uso de materiais como o concreto e vidro são evidentes em seus projetos, onde é possível identificar a arquitetura de fora para dentro.
Lina Bo Bardi é considerada uma grande influência na arquitetura brasileira e nós da SpBIM nos inspiramos por suas lindas obras e forma de ver a arquitetura e o mundo.
Lina foi considerada uma mulher do futuro, estava muito além do seu tempo.
TOP 5 PRINCIPAIS OBRAS
- Masp – Paraíso, São Paulo (BRASIL)
O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Além de ser um ícone na cidade de São Paulo o utilizamos como inspiração no Curso de Archicad da SpBIM. - Casa de Vidro – Morumbi, São Paulo (BRASIL)
Outro ícone na cidade de São Paulo é a Casa de Vidro, fundada pelo casal Bardi como Instituto Quadrante em maio de 1990, a instituição tem como objetivos o incentivo da cultura e das artes, sendo abrigada na antiga residência do casal Pietro Bardi e Lina Bo Bardi, que hoje é chamada de a ‘’Casa de Vidro’’. - SESC POMPÉIA – Pompéia, São Paulo (BRASIL)
O Sesc Pompéia foi construído onde funcionava uma antiga fábrica de tambores, o que lhe deram o nome de Fábrica da Pompeia. O Sesc Pompeia foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi cuja obra iniciou em 1977 e durou cerca de 9 anos.
A primeira etapa, que compreendia o centro onde funcionava a antiga fábrica no qual foi inaugurada em 1982; e em 1986, o Conjunto Esportivo foi aberto ao público. - TEATRO OFICINA – Bela Vista, São Paulo (BRASIL)
O Teatro Oficina Uzyna Uzona, popularmente conhecido como Teatro Oficina, localizado, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, foi um projeto memorável de Lina Bo Bardi. Fundado na década de 1960, mais especificamente em 1958 por José Celso Martinez Correa, agindo como um teatro manifesto, marcado por grandes espetáculos entre expressões teatrais, apresentações de música, dança e performances. O Projeto do Teatro foi eleito o melhor do mundo pelo The Guardian. - CASA DO BENIN – Salvador, Bahia (BRASIL)
Inaugurada em 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi, que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços, a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.
A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias e oficinas artísticas.
CONCLUSÃO:
Lina Bo Bardi, considerada uma das maiores arquitetas do mundo. Como Lina dizia:
“No fundo, vejo a arquitetura como serviço coletivo e como poesia. Alguma coisa que nada tem a ver com arte, uma espécie de aliança entre dever e prática científica.” Lina Bo Bardi.
Acreditamos que a arquitetura de Lina era evidente que se tornava aberta e democrática.
Mesmo com pensamentos além do seu tempo, Lina tinha um viés de utilizar os materiais e traços com grande personalidade arquitetônica para demonstrar a sua bela arquitetura e forma de enxergar o mundo. Os trabalhos foram considerados notáveis e até hoje são ícones e referencias em escolas de arquitetura pelo Brasil.